37ª Mostratec deve reunir mais de 600 projetos de jovens cientistas do Brasil e Exterior
A 37ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) iniciará nesta terça-feira (25), em Novo Hamburgo, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Após dois anos de edições virtuais em razão dos protocolos sanitários da pandemia da covid-19, o evento trará representantes de 21 Estados e oito países. Representantes da Argentina, Colômbia, México, Paraguai, Peru, Portugal e Taiwan apresentam seus trabalhos a partir de amanhã.
Organizada pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, a Mostratec é considerada como a maior do gênero na América Latina. “Não existe nenhuma feira na América Latina que chegue perto desse número de projetos. A Mostratec proporciona relações presenciais que estimulam os jovens a participar. Com esses projetos, eles vão aprendendo a aprender, vão se tornando empreendedores da educação”, comenta Ramon Fernando Hans, diretor-executivo da Liberato Salzano.
O público poderá conferir os trabalhos expostos entre os dias 25 e 27 de outubro das 13h30 às 21 horas na Fenac. Além da mostra principal, o local também recebe a Mostratec Júnior, o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec, a Corrida Mostratec/Sesc e o Desafio de Robótica Mostratec Atto.
Mostratec recebe mais de 600 projetos em Novo Hamburgo
Ao todo, serão apresentados 666 projetos, 329 na Mostratec de Ensino Médio e Técnico e 337 na Mostratec Júnior, de Ensino Fundamental e Ensino Infantil.
A feira contempla 14 áreas de pesquisa, dentre elas as Ciências Planetárias, Terrestres e Matemática e Física, Ciências Ambientais, Engenharia Elétrica, Ciências da Saúde e Ciências da Computação.
São previstos cerca de 40 mil visitantes na feira que conta com entrada gratuita. Algumas atividades do evento serão transmitidas pelo canal da feira no YouTube e são esperadas mais de 500 mil visualizações nas transmissões.
A Mostratec dará prêmios para incentivar os estudantes e jovens pesquisadores. Bolsas de estudos, bolsas de iniciação científica, publicações em revistas e periódicos, menções honrosas, equipamentos eletrônicos e viagens para participação em feiras científicas estão dentre as premiações da mostra.