Dia da Reforma Protestante: evangélicos luteranos celebram nesta segunda-feira

O dia 31 de outubro é uma data de comemoração para evangélicos e luteranos. A data, celebrada nesta segunda-feira (31), marca o dia em que Martinho Lutero, no ano de 1517, pregou teses que movimentaram a Igreja Católica e dividiram o cristianismo. 

A partir deste acontecimento, cidades de colonização alemão fazem a comemoração anual da data, com direito a feriado em alguns locais e programação especial.

Os municípios de Crissiumal, Santa Rosa, Doutor Maurício Cardoso e Montenegro, onde há uma grande população luterana, fazem feriado nesta segunda (31) em alusão ao Dia da Reforma Protestante. No entanto, a data não é feriado estadual ou federal, portanto cada município pode escolher se irá aderir. Em Porto Alegre não é feriado no dia 31 de outubro. 

A Reforma Protestante provocou mudanças em diversos aspectos sociais como na  educação, na ética, na política e no trabalho. Lutero contestou hábitos que influenciaram na própria igreja e também fora dos muros desta.

No Rio Grande do Sul, estima-se que estejam mais da metade da população que se identifica como luterana, além de sediar as instituições Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (Ielb). 

São Leopoldo, localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre, é considerada a primeira cidade alemã do Brasil. Os primeiros imigrantes vindo da Alemanha se instalaram na cidade em 1824 e mesmo assim o município não faz feriado nesta data.