Paço Municipal: revitalização da parte externa começa nesta segunda-feira em Porto Alegre
Porto Alegre iniciou, nesta segunda-feira (5), o processo de revitalização do Paço Municipal, no Centro Histórico.
A empresa Costamar, vencedora da licitação, começou com a colocação de andaimes para pintura da parte externa do local. As estruturas estão sendo montadas ao redor da área de 2,7 mil metros quadrados do prédio, considerado um dos marcos arquitetônicos da cidade.
O material de pintura foi doado à prefeitura pelas Tintas Renner.
Os veículos que farão o transporte dos equipamentos receberam liberação da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) para estacionamento.
Segundo o arquiteto Luís Merino, da Diretoria de Patrimônio e Memória da Secretaria Municipal da Cultura e Economia criativa, o primeiro passo da revitalização será a lavagem das paredes externas para então dar início à restauração dos rebocos da fachada e por fim realizar a pintura com as cores originais no Paço, antiga sede administrativa do Executivo e que abrigará no futuro o Museu de Arte de Porto Alegre.
A fachada receberá a cor amarelo ocre, com branco gelo para adornos e colunas e o verde acetinado nas janelas de madeira. Conforme a Costamar, serão utilizados aproximadamente 1.050 litros de tinta.
O prazo para o término da pintura é de cerca de oito meses, com conclusão prevista para 1º de julho de 2023.