Porto Alegre: IBGE estima que população pode ter redução ou diminuição do crescimento

Prévia de estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) afirma que é possível uma redução no número de habitantes no Censo 2022. Segundo a instituição, a cidade pode demonstrar cinco mil moradores a menos do que em 2010.

De acordo com estimativas, a taxa de crescimento da população em Porto Alegre vem caindo ao longo dos anos. A previsão é que a partir de 2030 o Rio Grande do Sul entre em um processo de diminuição da população. Confira mais detalhes sobre a pesquisa abaixo.

Previsão do IBGE para Porto Alegre pode não se realizar

Segundo o coordenador operacional do Censo, Luís Eduardo Puchalski, é prematuro confirmar a diminuição, considerando que outros fatores podem influenciar no tamanho da população até fevereiro. No entanto, afirma que os resultados atuais confirmam a tendência da redução da taxa de crescimento nos últimos 12 anos.

Os maiores crescimentos entre o estado, em relação ao Censo 2010, estão nos municípios das regiões da Serra e Metropolitana. Já no Sul do estado, a tendência é de redução. Segundo Puchalski, se o ritmo de perda da velocidade de crescimento continuar, é possível que haja queda na população antes mesmo da previsão original para o ano de 2030.

Os resultados serão divulgados pelo IBGE em março de 2023, e a prévia aponta uma população de 11 milhões de habitantes no estado. Porto Alegre segue sendo a cidade mais populosa do Rio Grande do Sul, com 1.404.269 habitantes, seguida de Caxias do Sul, Canoas, Pelotas e Santa Maria. Há 19 cidades gaúchas acima da marca de 100 mil habitantes.