Caminhões com escada capaz de alcançar até 22 andares são entregues aos bombeiros gaúchos
O governo do Estado do Rio Grande do Sul entregou ao Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), nesta quinta-feira (29/12), dois veículos de combate a incêndio com autoescadas mecânicas, importados da Alemanha.
Os veículos devem auxiliar em operações no Rio Grande do Sul, e é a primeira aquisição de veículos do tipo pelo estado desde 1957. Confira abaixo mais detalhes sobre os caminhões recebidos e como eles podem ajudar no combate a incêndios.
Caminhões serão destinados á bombeiros de Porto Alegre e Caxias do Sul
Um dos veículos será alocado para o 1º Batalhão de Bombeiro Militar (1º BBM), em Porto Alegre, e outro será ficará com o 5º BBM, em Caxias do Sul. Uma das viaturas chega a 42,2 metros de altura na função de combate a incêndio e 40,7 metros para resgate, chegando a altura de um prédio de 17 andares. Já o outro caminhão chega a 55 metros ao máximo e 53,5 em função de resgate, representando um prédio de 22 andares. O tempo de resgate de uma pessoa, com a autoescada, é estimado ser de 16 segundos.
O investimento total da compra foi de R$ 16,170 milhões. Sobre a compra, o governador Ranolfo Viera Júnior afirmou: “Seguimos trabalhando até o último dia do nosso governo. É um momento importante para a corporação e sociedade gaúcha, pois há 65 anos foi feita a última aquisição de um caminhão como esse no RS. Uma entrega que foi só possível porque o Estado conseguiu colocar suas contas em dia e fazer os investimentos necessários em diversas áreas, como a segurança pública e o Corpo de Bombeiros”.