Veja como foi a repercussão da posse de Lula fora do Brasil

A posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no domingo (1) foi um dos temas mais repercutidos entre a imprensa internacional. Entre os comentários em jornais de outros países, se destacam o discurso presidencial e os desafios da gestão de Lula após o fim do governo de Jair Bolsonaro (PL).

Confira abaixo como a posse de Lula repercutiu em diversos veículos da imprensa através do mundo.

Ausência de Bolsonaro na posse de Lula foi criticada internacionalmente

O jornal francês Le Monde, em sua notícia, enfatizou a trajetória de Lula após o fim do seu último mandato, desde a prisão e o seu retorno ao poder. Já The Guardian, do Reino Unido, destacou a fala de Lula sobre recuperar o país da devastação da gestão de Bolsonaro, e descreveu o país como “a maior democracia da América Latina”. No The Washington Post, nos Estados Unidos, bem como o ABC Color, do Paraguai, o foco foi na ausência de Bolsonaro para a passagem da faixa.

Na RTP, emissora pública de Portugal, e na Tass, da Rússia, foi ressaltado a quebra de protocolo do presidente ao explicar á respeito da caneta utilizada para a assinatura dos documentos. No The New York Times, o destaque foi para a viagem de Bolsonaro na Flórida durante a cerimônia.

Ao total, participaram 19 chefes de estado e representantes de 65 delegações internacionais para participar da cerimônia, incluindo o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, Marcelo Rebelo de Sousa, de Portugal, Alberto Fernández, da Argentina e Luis Alberto Lacalle Pou, presidente do Uruguai. Também estiveram presentes os vice-presidentes da China, Cuba, El Salvador e Panamá.