Famosa livraria com lojas no RS decreta falência

A Livraria Cultura teve sua falência decretada nesta quinta-feira (9), segundo decisão do juiz Ralpho Waldo de Barros Monteiro Filho, da 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo.

Segundo o juiz, a empresa falhou em cumprir o plano previsto após entrar em recuperação judicial em 2018. Monteiro Filho aponta também que a prestação de informações estava sendo feita de forma incompleta. A empresa ainda pode recorrer à decisão.

Livraria Cultura acumulou dívidas de R$ 285 milhões

Em 2018, a empresa acumulou dívidas de R$ 285 milhões, e entrou em processo de recuperação judicial. Durante a pandemia do covid-19, a empresa descumpriu o plano de recuperação que havia sido acordado com os credores. Em 2021, foi aprovado um aditivo com melhores condições para o pagamento, mas que também estava sendo descumprido.

A administração da empresa apontou a falta de interesse pela leitura como um dos principais motivos para os problemas financeiros. Segundo a livraria, houve uma queda na demanda por livros nos últimos anos, um fator que, combinado com os altos custos para manter o negócio e a crise econômica, levaram a empresa à situação atual. O déficit financeiro da Cultura inclui também dívidas trabalhistas não quitadas.

A Livraria Cultura já chegou a ter 13 lojas em todo o país, incluindo no Rio Grande do Sul. Apenas duas lojas continuavam abertas, sendo uma em São Paulo, e a outra em Porto Alegre. Após a decisão judicial, a lacração dos pontos já está autorizada.