Mais de 200 mil gaúchos estão aptos a receber pagamento de até R$ 1.302 do governo! Saiba quem tem direito
Já começou a primeira onda de pagamentos do PIS/Pasep de 2023, referente ao ano-base de 2021. A partir desta quarta-feira (15), trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro já podem sacar o dinheiro, que vai até R$ 1.302. No Rio Grande do Sul, são mais de 200 mil cidadãos beneficiados até o momento.
O abono salarial é direito de todo trabalhador com carteira assinada que está inscrito no programa a pelo menos cinco anos e tinha como renda média mensal no ano de 2021 no máximo dois salários mínimos. O pagamento será liberado de forma gradual com base no mês de nascimento, indo até 17 de julho. Confira todos os critérios abaixo.
Quais os critérios para receber o pagamento do PIS/Pasep?
- Estar inscrito no PIS/Pasep ou no CNIS há no mínimo cinco anos;
- Ter recebido até dois salários mínimos, em média, como remuneração mensal durante o ano-base (2021);
- Ter trabalhado por pelo menos 30 dias durante 2021;
- Estar com os dados corretos na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no eSocial do ano-base;
- Ter trabalhado para companhias que contribuem para o PIS ou para o Pasep;
Vale ressaltar também que empregadas domésticas, trabalhadores rurais ou urbanos empregados por pessoa física ou equiparada a jurídica não tem direito a receber o abono salarial. O pagamento será recebido nas seguintes datas, de acordo com o mês de nascimento, e pode ser sacado até o dia 28 de dezembro.
- Janeiro: 15 de fevereiro
- Fevereiro: 15 de fevereiro
- Março: 15 de março
- Abril: 15 de março
- Maio: 17 de abril
- Junho: 17 de abril
- Julho: 15 de maio
- Agosto: 15 de maio
- Setembro: 15 de junho
- Outubro: 15 de junho
- Novembro: 17 de julho
- Dezembro: 17 de julho
Como fazer o saque?
Aqueles que trabalham de carteira assinada recebem o pagamento do PIS diretamente na sua conta-corrente ou poupança na Caixa Econômica Federal, que será liberado de acordo com o mês do seu nascimento. O valor também pode ser recebido no Caixa Tem, para quem recebe por meio da poupança social digital. O saque também pode ser feito em terminais de autoatendimento, agências, unidades lotéricas e o Caixa Aqui.
O pagamento do Pasep é feito em crédito na conta para quem tem conta-corrente ou poupança no Banco do Brasil. É possível realizar a transferência por meio de terminais de autoatendimento, nas agências ou pelo site do banco.