Grande incêndio consome vegetação no interior do RS
Um grande incêndio atingiu a localidade de Santa Rita, no município de Estrela. As chamas começaram na vegetação às margens na ERS-129, próximo ao entroncamento com a BR-386 e avançaram em direção aos fundos de uma empresa.
O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado por volta das 15h50 e trabalhou no combate ao fogo. As chamas atingiram uma área de aproximadamente 25 mil metros quadrados. Não houve feridos.
Incêndio em vegetação pode ter sido provocado intencionalmente
A principal suspeita é que o incêndio tenha sido uma tentativa de limpar o terreno, portanto, feito de forma intencional. As chamas atingiram a vegetação e eucaliptos. Para o controle do fogo, foram necessários cerca de sete mil litros de água.
De acordo com um relatório da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, já são mais de 300 municípios com decreto de situação de emergência em decorrência da estiagem. Segundo o Corpo dos Bombeiros, as altas temperaturas e o clima seco do verão, com a falta de chuvas, são os principais fatores para o recente aumento dos incêndios em vegetações do estado. Em comunicado, a instituição afirma que combateu mais de 2 mil focos de incêndio apenas no mês de janeiro.
Orientações dos bombeiros contra incêndios
- Não realizar queimadas para limpar terrenos, pois as condições da estiagem podem fazer com que as chamas saiam de controle e se alastrem para áreas próximas;
- Caso precise fazer fogo, é preciso escolher um terreno limpo, sem nenhuma vegetação rasteira;
- Garanta que a lenha ou carvão estejam apagados e resfriados antes de descartar;
- Não jogue ou acumule qualquer tipo de lixo em áreas verdes, em especial, vidros que possam refletir a luz do sol, restos de cigarro ou outras fontes de calor;
- Se sua casa fica próxima de florestas ou de vegetação rasteira, mantenha o entorno da casa limpo;
- Em caso de incêndio, ligue para os bombeiros pelo número 193;