Governo do RS faz anúncio preocupante sobre escolas do estado

Levantamento divulgado pelo governo do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (16) revela que mais de 95% de todas as 2.311 escolas estaduais sofrem de algum nível de problema estrutural. O dado foi divulgado em apresentação do novo plano de gestão para melhorar a qualidade da estrutura das escolas do estado.

De acordo com o governador Eduardo Leite, serão destinados mais de R$ 30 milhões para as obras e reparos dos colégios. Desse total, R$ 3 milhões serão direcionados para as escolas em situação de urgência, enquanto o restante do valor será distribuído entre as demais instituições de ensino.

176 escolas em situação de urgência no Rio Grande do Sul

No momento, 176 colégios se encontram em situação de urgência, com necessidade de interdição.  Em 36 desses, não há nenhum banheiro, enquanto em 56, falta água. 79 instituições não possuem refeitórios, e 36 não possuem nenhuma cozinha funcionando.

Duas das escolas em situação de urgência já se encontram interditados, sendo essas as instituições Castro Alves, no município de São Jerônimo, e José Joaquim de Andrade, em Barão do Trinunfo. Entre os demais colégios, 82% se encontra no nível intermediário, no qual são necessárias obras complexas, como reformas elétricas e hidráulicas.

Há 138 instituições em situação complementar, que exigem reparos de baixa complexidade, como reparos em janelas e calçadas. 99 colégios não apresentaram nenhuma demanda.

Governo do Estado propõe intervenções

O governador Eduardo Leite afirmou que o projeto de reparos estruturais nos colégios do Rio Grande do Sul será organizado pela Subsecretaria de Obras da Educação, que será dedicada unicamente ao atendimento da rede escolar.

A organização das obras será dividida em três eixos, com o primeiro focando nos trabalhos necessários para dar início ao ano letivo, enquanto o segundo será centrado na reorganização e priorização de processos. O terceiro eixo será focado no planejamento estruturante da rede escolar.  Você pode conferir a apresentação do novo plano de gestão através deste link.