Material inesperado encontrado em molho de tomate

Em dezembro de 2022, diversos consumidores relataram ter encontrado material orgânico, similar à pele de um animal, em embalagens de molho de tomate da marca Fugini.

Embalagens do produto foram apreendidas pela Polícia Civil, que aguarda os resultados do Instituto-Geral de Perícias (IGP). Agora, segundo reportagem do portal GZH, o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen) confirmou que o material se trata de um fungo. Confira mais detalhes abaixo.

Material estranho encontrado em molho de tomate é um fungo

De acordo com a instituição, cinco amostras foram utilizadas para a análise, com todas exibindo resultados positivos na análise microscópicas de pesquisa de materiais estranhos e contagem de filamentos micelianos (fungos). As embalagens usadas para o estudo estavam todas lacradas ao chegar no local.

Não foi informado o que poderia ter iniciado a contaminação, e nem se há algum risco aos cidadãos que consumiram o produto. A Polícia Civil está aguardando os laudos do IGP para dar andamento às investigações. O instituto fará exame anatomopatológico, para identificar se tratam de restos de um animal ou de uma colônia de fungos. Ainda não há previsão de quando a pesquisa estará concluída.

Molho de tomate contaminado foi encontrado em cinco cidades do RS

A contaminação foi registrada em pelo menos cinco cidades do Rio Grande do Sul: Viamão, Porto Alegre, Sapiranga, Dois Irmãos e São Leopoldo. Apenas em Viamão, três casos já foram registrados, com cada um dos produtos analisados tendo sido comprados em estabelecimentos diferentes e distantes um do outro.

As denúncias apontam que os materiais orgânicos foram encontrados tanto nas embalagens pequenas quanto nas grandes. A orientação das autoridades é não comprar o produto, e aguardar os resultados da perícia. Para quem já tem as embalagens de molho de tomate em casa, a recomendação é prestar bastante atenção antes de consumir, e entrar em contato com a Políca Civil em qualquer caso de irregularidade. Caso encontre algo suspeito, deve-se denunciar pelo telefone e WhatsApp da 1ª Delegacia de Viamão, no número (51) 98444-0606.