Calor acima dos 30°? Veja a previsão para o mês de março no RS
Para os gaúchos que gostam de calor, o mês de março será agradável. Segundo o Climatempo, os dias continuarão sendo marcados por dias quentes e chuva abaixo da média.
Na Fronteira Oeste, Campanha e Região Sul, os dias serão mais quentes do que costumam ser. Em Quaraí, uma das cidades mais quentes da Fronteira Oeste, os termômetros podem chegar até 35°C.
Em Porto Alegre, capital do estado, a média de temperatura máxima será de 29,2°C em março. Apesar do calor, os dias não serão tão quentes quanto fevereiro, quando Porto Alegre esteve em primeiro lugar na lista de capitais mais quentes do Brasil.
Chuva abaixo da média em março
Segundo o Climatempo, a previsão é de chuva abaixo da média em todo o estado do Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, a média para o mês é de 92,2 milímetros, quantidade considerada baixo. Segundo a meteorologista Noele Brito, o volume de chuva deve ser ainda menor nas regiões mais quentes do RS.
“O outono, estação de transição entre verão e inverno, começa em março. Então a previsão é de clima mais característico de outono, com os dias mais quentes do verão e um frescor no final do dia, típico do inverno. A tendência é a redução no volume de chuva porque é uma característica do inverno, que é uma estação mais seca que o verão”, diz.
El Niño
A formação do fenômeno El Niño, responsável pelo aumento do volume da chuva, está prevista para acontecer entre os meses de junho e julho deste ano, até lá, as chuvas serão poucas. Apesar de aumentar a chuva, o El Niño faz com que o norte do Brasil sofra com secas e calor muito intenso, como no Rio Grande do Sul.
“A atmosfera não é automática, como um interruptor que muda do La Niña para o El Niño. Vamos saindo de uma e lentamente indo para o outro. Tem fortes indicativos de que o El Niño se configure na metade do ano”, afirma Noele.