Governador do RS pede desculpas para famoso cantor! Entenda o motivo
O governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite fez um pedido de desculpas ao famoso cantor baiano Gilberto Gil. O motivo foi a fala do vereador Sandro Fantinel, que fez um pronunciamento xenofóbico direcionado á Bahia em relação ao caso de trabalho escravo em vinícolas gaúchas.
O encontro entre os dois ocorreu durante apresentação do cantor em Porto Alegre, na noite de sábado (4). O governador conversou com Gilberto Gil e disse que a fala do vereador de Caxias do Sul não representa o povo baiano. Confira mais detalhes abaixo.
Governador pede desculpas à Gilberto Gil
Eduardo Leite publicou em suas redes sociais um vídeo mostrando o seu pedido de desculpas ao cantor. “O Rio Grande do Sul teve um episódio triste na semana passada, um vereador que falou dos baianos. A gente lamenta muito isso, e como você é um representante muito mais da Bahia, do Brasil todo, mas a baianidade que você tem, vim aqui para em seu nome poder pedir desculpas por esse absurdo que ele falou. Não representa o povo gaúcho”, afirmou o governador.
Leite abraçou o cantor, afirmando se tratar de um gesto simbólico pelo povo baiano. “Eu queria te dar um abraço, como um gaúcho abraçando aqui os baianos.” Confira o vídeo:
Vereador fala sobre caso de escravidão no Rio Grande do Sul
O vereador Sandro Fantinel (Patriota) fez afirmações xenofóbicas ao comentar sobre o caso de trabalho escravo nas vinícolas do Rio Grande do Sul. Fantinel pediu aos produtores da região que não contratassem mais “aquela gente lá de cima”, se referindo aos trabalhadores. Ele também afirmou que “a única cultura que os baianos têm é viver na praia tocando tambor”.
Na última semana, mais de 200 pessoas em condições análogas à escravidão foram resgatadas no município de Bento Gonçalves. Os homens afirmam que foram tratados com violência, tendo sido ameaçados, torturados e extorquidos pelos proprietários. A empresa nega as acusações.