Rio Grande do Sul deve receber nova ponte e hidrovia em breve! Saiba mais
Uma obra do governo federal em parceria com o Uruguai deve trazer novidades para o deslocamento no Rio Grande do Sul em breve. Será construída uma hidrovia conectando os dois países por meio da Lagoa Mirim, bem como uma ponte que ligará o município de Jaguarão (RS) a Rio Branco, no Uruguai.
Nesta terça-feira (7), quatro ministros do governo Lula tiveram uma reunião com os representantes do país vizinho, abrindo a licitação para a construção da hidrovia, que custará R$ 50 milhões. De acordo com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Viera, o procedimento para a obra da ponte será aberto em até 90 dias. Confira abaixo mais detalhes.
Obras da hidrovia devem começar este ano
Em relação à hidrovia, a intenção do projeto é abrir possibilidades para o escoamento de cargas pelo Porto de Rio Grande e também garantir a passagem em segurança das embarcações. A previsão é que a obra de dragagem seja iniciada ainda este ano.
O encontro trouxe como representantes do governo brasileiro os ministros Mauro Viera (Relações Exteriores), Renan Filho (Transportes), Marcio França (Portos e Aeroportos) e Fernando Haddad (Fazenda). Pelo lado do Uruguai, foram enviados o chanceler Francisco Bustillo e os ministros da Economia, Azucena Perdomo, e dos Transportes, José Luis Falero,
Parceria traz binacionalização de aeroporto uruguaio
Também foi estabelecido um cronograma para a binacionalização do Aeroporto Internacional de Riveira, no Uruguai. O local fica próximo à fronteira com o município brasileiro Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul. Os representantes devem se reencontrar nos próximos 30 dias para dar continuidade aos projetos.
As obras anunciadas são o resultado da visita que o presidente Lula fez em janeiro ao presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou. Na ocasião, os chefes de estado discutiram a respeito da modernização do Mercosul, projetos de infraestrutura e negociações com a China.