RS pode ter tecnologia que cria chuva de forma inovadora

A falta de chuvas no Rio Grande do Sul tem levado à busca por novas soluções criativas para lidar com as consequências da seca. Uma dessas iniciativas traz uma ideia inovadora: segundo a cooperativa Cotrijal, já está sendo discutida a parceria para o uso de uma tecnologia capaz de criar chuvas.

A empresa afirma que o recurso já está pronto, restando apenas definir local e região e a viabilidade financeira do investimento. No entanto, a experiência só deve ser testada na próxima safra, e não deve ajudar com a atual situação do estado. Confira abaixo mais detalhes sobre a nova tecnologia de chuva.

Cooperativa Cotrijal investe em tecnologia de chuva

A previsão da companhia é que a viabilidade da técnica possa ser testada na próxima safra (2023-2024). Caso seja bem sucedida, a função pode ajudar a lidar com os impactos recorrentes da seca que costuma atingir o Rio Grande do Sul nos primeiros trimestres de cada ano.

A proposta foi citada pelo superintendente administrativo-financeiro da companhia, Marcelo Schwalbert durante um debate na feira Expodireto Cotrijal, nesta terça-feira (7). “A tecnologia está pronta. É só definir o local, a região, viabilidade disso, porque tem um investimento. A ideia é fazer um teste e ver: choveu ou não choveu”, afirmou o representante, segundo informações do portal GZH.

Governo anuncia medidas de combate à estiagem

A gestão de Lula começou a preparar medidas para o combate à seca. No dia 23 de fevereiro, o Governo Federal anunciou diversas medidas para o combate à estiagem no Rio Grande do Sul. Segundo comunicado do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, serão direcionados R$ 430 milhões em verba para ações de mitigação aos efeitos da seca no estado.

Na área do governo do estado, o deputado Luiz Fernando Mainardi criticou a aparente negligência do governador Eduardo Leite em relação ao caso. Mainardi afirmou recentemente que o Rio Grande do Sul necessita de obras estruturais para lidar com o problema da estiagem a longo prazo.