Escola pública do RS ganha chance de representar o país no exterior
Entre os dias 19 e 22 de abril deste ano, o Brasil será representado por seis alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos, em Porto Alegre, durante uma competição internacional de robótica em Houston, Texas, nos Estados Unidos, a First Lego League Explore.
Os estudantes, do 4º e 5º anos ganharam o direito de participar da competição após bom desempenho na etapa nacional, realizada em Curitiba, no final de 2022. A equipe chamada de “Lobóticos” irão abordar o desenvolvimento de fontes renováveis de energia sustentável.
Antes de viajar para a “Copa do Mundo da Robótica”, como o evento é chamado, 10 alunos da escola Heitor Villa Lobos irão participar de uma competição nacional em Brasília, entre os dias 16 e 18 de março.
Classificação da escola para a competição é motivo de orgulho para a cidade
Após a classificação dos estudantes, a Prefeitura de Porto Alegre ficou responsável por providenciar os recursos necessários para a viagem, além da estadia e alimentação dos alunos e professores.
Segundo a secretária de Educação, Sônia Rosa, a classificação da escola mostra que a capital do RS está indo pelo caminho certo. “O fato de Porto Alegre ter a única escola do Brasil classificada para disputar a mais importante competição mundial de robótica mostra que estamos no caminho certo. O prefeito Sebastião Melo pediu prioridade a essa pauta e, por isso, conseguimos com muito esforço construir as soluções para viabilizar a viagem”, disse.
A professora Cristiane Pelisolli Cabral, técnica da equipe “Lobóticos”, ressalta a importância das aulas de robótica, que são ministradas na escola há 16 anos. ”Desperta o desejo dos alunos de se envolverem no universo da ciência e da tecnologia. Além disso, trabalhamos em aula com a criação de soluções para tornar a nossa cidade mais inteligente e inclusiva, por meio da inovação”, avalia a educadora.