João Paulo II visitou Porto Alegre e achou que teria que pagar impostos
Porto Alegre é conhecida por seus pontos turísticos, bons restaurantes e diferentes gírias. O que muitos não sabem, é que a capital também é conhecida por ter sido visitada pelo Papa João Paulo II, no dia 4 de julho de 1980.
Segundo o portal GZH, o Papa tomou chimarrão, bebida típica do estado, e usou um chapéu gaudério. Além disso, o site informa que durante a visita de João Paulo II, os gaúchos gritavam “ucho, ucho, ucho, o Papa é gaúcho!”, “João, João é nosso irmão” e “rei, rei, rei, o Papa é nosso rei.”
Na época, os termômetros da cidade marcavam cerca de 10°C, o que agradou ao Papa, pois o clima era parecida com a Polônia, sua terra natal. Naquele momento de frio, João Paulo II fez um elogio à alegria dos gaúchos em receber sua visita: “Me diziam que o clima aqui é frio. Eu sinto o contrário, um grande calor.”
João Paulo II perguntou se teria que pagar impostos em Porto Alegre
Além de simpático, o Papa também foi muito divertido durante sua visita.
Na época, Guilherme Villela, antigo prefeito da cidade, ofereceu ao Papa o título de Cidadão de Porto Alegre. Ao receber o presente, João Paulo II fez uma piada. “Isso significa que vou ter de pagar impostos?”, disse.
Além disso, o Papa também foi muito caridoso. Durante sua passagem pela capital do Rio Grande do Sul, João II encontrou 18 mulheres argentinas, que pediam ajuda para o movimento das Mães da Praça de Maio, composto por mulheres que perderam seus filhos durante a ditadura militar.
Antes de ir embora, o Papa quebrou o protocolo e abraçou e beijou crianças no aeroporto. Além disso João Paulo II abençoou funcionários que colocaram um tapete vermelho para ele passar. No local, diversas pessoas choraram, emocionados com a visita e o carinho do Papa.