Secretaria de Segurança Pública do RS anuncia redução no número de feminicídios no estado! Veja dados
Na segunda-feira (13), a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do RS divulgou dados que mostram a redução de 33% no número de feminicídios no estado. Em fevereiro deste ano, seis mulheres foram assassinadas, quantidade menor comparada ao mesmo período em 2022, no qual nove mulheres foram vítimas de feminicídio.
Segundo o governo do RS, as seis vítimas não possuíam medida de proteção em vigor. “Estamos trabalhando com todas estruturas e adoção de novas estratégias visando sempre a proteção das mulheres. Combater este crime, que muitas vezes ocorre de forma silenciosa no âmbito familiar, é um dos nossos principais desafios. Dentro do RS Seguro estamos atuando em diferentes frentes para aumentar a segurança da população. Com repressão e prevenção, agiremos diretamente para coibir os casos de feminicídio em solo gaúcho”, disse Sandro Caron, secretario da Segurança Pública.
Além do feminicídio, o número de ameaças, agressões e estupros contra mulheres também foi menor em fevereiro. Entretanto, as tentativas de feminicídio subiu de 22 casos em janeiro, para 23 em fevereiro.
Confira quais medidas estão sendo tomadas para a diminuir a quantidade de feminicídios no RS
Entre os principais procedimentos para evitar o número elevado de mulheres mortas, a Secretaria destaca o fortalecimento da Delegacia Online da Mulher e da Operação Marias, ação da Polícia Civil de combate a violência doméstica contra as mulheres.
Além desses fatores, outra medida está sendo tomada pelas autoridades do RS. A partir de maio deste ano, as mulheres do estado poderão contar com o apoio de mais uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Porto Alegre. A informação foi divulgada pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul, no dia Internacional da Mulher.
O Estado também faz um alerta, incentivando as mulheres vítimas de violência doméstica a denunciarem seus agressores, a fim de ter o apoio imediato das autoridades.