Homem de 55 anos é detido no RS após beijar adolescente
Um homem de 55 anos foi preso pela Brigada Militar no centro de Ijuí na tarde de terça-feira, 14. A prisão ocorreu nas imediações da Caixa Econômica Federal, quando uma jovem de 16 anos se encontrava próxima ao local.
Segundo o relato da vítima à Polícia Civil, ao cumprimentar um senhor que vende rapaduras na região, um outro homem se sentiu erroneamente cumprimentado e surpreendeu a jovem de 16 anos com um beijo no rosto.
A vítima relatou o incidente à polícia, que prendeu o agressor e o levou para a delegacia. Ele foi registrado por importunação sexual e, depois de prestar depoimento, foi liberado.
Entenda a situação
O crime de importunação sexual foi incluído no Código Penal brasileiro em 2018, através da Lei nº 13.718/2018. Ele se refere a qualquer ato libidinoso praticado contra alguém sem o seu consentimento, com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou de terceiros.
A pena para esse crime é de 1 a 5 anos de prisão, podendo ser aumentada em algumas situações, como quando a vítima é menor de idade, por exemplo. Além disso, o agressor pode ser obrigado a pagar multa e a indenizar a vítima pelos danos morais sofridos.