Tome cuidado! Trabalhadores podem ser demitidos por justa causa por cometerem este erro
Todos sabemos que as redes sociais nos dão a oportunidade de nos expressarmos sobre diversos temas e ao mesmo tempo sermos notados por uma multidão de pessoas. No entanto, algumas dessas exposições estão fazendo alguns trabalhadores serem demitidos por motivos justificáveis.
Entenda o tipo de postagens que podem levar a demissão por justa causa nas empresas!
Que tipo de postagem pode causar demissão?
Ataques verbais que afetem a imagem da empresa ou violem o código de conduta do empregador podem levar a demissão com justa causa, por isso é importante que os funcionários conheçam as regras da empresa e se sintam à vontade para conversar com o chefe sobre assuntos que desejam compartilhar nas redes.
Um dos pontos principais é que os funcionários devem ficar atentos para não infringir nenhuma das regras da empresa. Principalmente quando se trata da imagem de terceiros e informações confidenciais que podem colocar alguns projetos em risco.
Mas também é importante que a empresa deixe claro para os trabalhadores sobre as restrições do uso das redes sociais. Caso ocorra dispensa por justa causa, é dever da empresa reunir provas contra empregado.
E o que acontece após a demissão?
A pessoa demitida irá receber apenas salário e férias vencidas. Ela não tem direito a aviso prévio, 13º e multa do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Quem se sentir prejudicado por ser demitido pode recorrer à Justiça, mas apenas se provar que suas postagens nas redes sociais não causaram prejuízos à empresa.
É melhor tomar cuidado com o que postar!
Imagem: PhotoMix / pixabay.com