Conheça as 10 maiores cidades do Rio Grande do Sul
Inequivocamente a maior cidade, a capital Porto Alegre corresponde apenas a cerca de 12% do total populacional do Rio Grande do Sul. O Estado acumula um contingente populacional de 11,4 milhões de pessoas, tornando-se o sexto de maior população no país.
Acompanhe abaixo o ranking das maiores cidades do Estado de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar de defasado por adiamento do censo que deveria ter sido realizado em 2020, o órgão possui uma estimativa baseada na pesquisa de 2010.
Porto Alegre (1,4 milhão de habitantes)

Com patamar quase inalterado de cidadãos nos limites do município, a população da região metropolitana como um todo tem registrado alto crescimento.
A Grande Porto Alegre é considerada a quinta maior conurbação do Brasil, com um total de 4 milhões de habitantes junto aos municípios de Canoas, Gravataí e Viamão.
Canoas (348 mil habitantes)

Com o quarto maior Protudo Interno Bruto (PIB) do estado, Canoas ainda acumula os títulos de maior cidade do Vale dos Sinos e a terceira maior do Rio Grande do Sul.
Pelotas (343 mil habitantes)

Com economia predominantemente agrária e forte turismo regional, Pelotas possui agronegócio pulsante. Dentre as atrações destacam-se a Praia do Laranjal e a Fenadoce.
Santa Maria (283 mil habitantes)

Apesar do nome extremamente comum no Brasil, a Santa Maria gaúcha está sempre nas lembranças da maioria dos brasileiros.
Gravataí (283 mil habitantes)

Também localizada no Vale dos Sinos, a cidade é a segunda maior do local e a sexta do Estado. Gravataí ajuda a puxar o crescimento populacional da região metropolitana de Poa.
Viamão (256 mil habitantes)

Com apenas 15 quilômetros de distância do seu centro para o centro da capital, Viamão é a sétima maior cidade do Estado.
Novo Hamburgo (247 mil habitantes)

Quarenta quilômetros separam o centro de Porto Alegre ao centro novo-hamburguense. A cidade é a última parada da linha de trens, a conhecida Metrô de Porto Alegre.
São Leopoldo (283 mil habitantes)

Fundada em 1824 por descendentes de alemães e portugueses açorianos, São Leopoldo também integra a Grande Porto Alegre e é carinhosamente apelidade de “São Leo”.
Rio Grande (211 mil habitantes)

A proximidade geográfica da cidade a coloca mais perto do Uruguai que da própria capital do Estado. 320 quilômetros separam as duas cidades. A histórica Rio Grande localiza-se na península dos Patos.