Ciclone bomba ameaça o Rio Grande do Sul; moradores em alerta máximo
Um ciclone bomba está a caminho do Rio Grande do Sul, por isso, é melhor os gaúchos se prepararem, já que o fenômeno trará chuvas intensas e forte ventania para esta sexta-feira (31).
Os ventos começam a afetar o mar no litoral do Sul no sábado (1), já São Paulo e Rio de Janeiro passarão a sentir os efeitos do ciclone no domingo (2). A previsão é de que a chuva seja intensa em todo leste dos estados do Sul, de São Paulo e Rio de Janeiro. Já no centro-sul do Brasil, , a tendência é que as temperaturas diminuam.
Entenda mais sobre o fenômeno ciclone bomba e seus efeitos
De acordo com especialistas, ciclone bomba é um fenômeno meteorológico, que recebe o nome de “bomba”, devido aos fortes estragos que pode causar, como tempestades e ventanias, ocasionados pela queda de pressão atmosférica. Geralmente, o ciclone afeta o Sul e Sudeste do país.
As variações na temperatura, direção e intensidade dos ventos em parte da camada atmosférica, são os maiores motivadores do ciclone bomba. Quando essas mudanças ocorrem, cria-se uma área de baixa pressão atmosférica, o que faz com que o peso da coluna de ar sobre a superfície diminua, segundo o Showmetech.
Confira a previsão do tempo em parte do Brasil
Neste final de semana, São Paulo será um dos estados mais afetados pelo fenômeno, por isso, a Defesa Civil deu o seguinte alerta por meio de nota: “Diante deste cenário, recomenda-se atenção especial às áreas mais vulneráveis, pois pode haver risco para deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos”.
Já o INMET, dá o seguinte alerta: “Previsão de tempestade, hoje (30), em áreas do MT, MS, GO, SP, MG e RJ. O acumulado de chuva pode chegar 50 milímetros (mm), com ventos de até 60 km/h e queda de granizo.”