Tinha risco de queda? Governo entrega obra milionária de recuperação de ponte no RS

Nesta sexta-feira (31), foi entregue pelo governo federal a obra de recuperação da Ponte Internacional, em Uruguaiana, que faz ligação entre o Brasil e a Argentina na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Desde setembro de 2022, a ponte estava sendo reparada, após sua estrutura ser afetada.

De acordo com o Ministério dos Transportes, a estrutura da ponte foi danificada após o rompimento de uma das vigas de sustentação, o que impediu a passagem de veículos pesados. O trânsito na área era baseado no método “pare e siga”, com a liberação parcial de faixas da estrada. Segundo o portal g1, os veículos puderam circular, mas desde dezembro, os caminhões tiveram que respeitar os horários determinados para sua passagem.

Entrega de ponte alegra população

Os reparos na BR-290 custaram R$ 6,3 milhões. Durante a reforma, foram feitos um viaduto em arco, o engrossamento dos pilaretes e vigas, bloqueio da junta central, além de reforços da laje do arco, de vigas e de pilares.

Os ministros Renan Filho (MDB), dos Transportes, e Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social (Secom), fizeram parte do momento em que a ponte restaurada foi entregue. Além deles, o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli também participou.

A restauração foi essencial para a população, já que a Ponte Internacional é um dos principais pontos que faz a ligação entre o Brasil e Argentina. Geralmente, a ponte é passagem para caminhões e veículos de passeio. De acordo com a Polícia Federal, a cidade é o segundo maior ponto de acesso de estrangeiros no Brasil. Em primeiro lugar está o Aeroporto de Guarulhos, localizado em São Paulo, que recebe milhões de passageiros mensalmente.

De acordo com o portal o Correio do Povo, o ministro dos Transportes, Renan Junior, comemorou a restauração.

“Precisamos fazer o que está a nossa altura porque a reciprocidade sempre existe entre os povos, e na nossa região no nosso continente isso sempre foi a nossa marca. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou interesse em vir ao Rio Grande do Sul para garantir todos os investimentos que o estado precisa em infraestrutura para avançar e fortalecer as relações internacionais, pela importância fronteiriça que o estado do Rio Grande do Sul tem. O Brasil nos últimos quatro anos perdeu a capacidade de investir, isso que aconteceu aqui com a Ponte Internacional, aconteceu em muitos lugares do país”, disse o ministro.