Não tem passaporte? Veja destinos internacionais que não exigem o documento

Países em convênio com o Brasil, sejam eles membros do Mercosul ou alguns outros do continente sul-americano, não solicitam o passaporte para viagens internacionais. Os países que listamos abaixo exigem apenas o documento de identificação nacional com foto, o Registro Geral (RG).

San Andrés, Colômbia

A ilha caribenha é das opções mais baratas e próximas ao território brasileiro, com mares de sete cores e vida marinha intensa.

West View e San Luis são excelentes locais para passeios tranquilos com carrinhos de golfe alugados. A Praia Peatonal é a que possui uma das marés mais baixas e excelentes para famílias — ou ainda sozinho.

Para quem está acostumado aos valores brasileiros de bares e restaurantes, não encontrará surpresas nesse destino paradisíaco.

Cartagena, Colômbia

Margeada pelo Mar das Caraíbas, a cidade histórica não precisa abrir mão de sua ancestralidade para ser moderna. A Catedral, o Palácio da Inquisição, a Igreja de San Pedro Claver e sua praça, o Parque Bolívar e a Torre do Relógio são paradas obrigatórias para conhecer a história local.

Com carruagens e luminárias, a noite ganha um aspecto retrô que transporta o turista no tempo.

Machu Pichu, Peru

Uma das sete maravilhas do mundo moderno, a “cidade perdida dos Incas” guarda segredos e conhecimentos de alto nível para civilizações contemporâneas. A 2.450 metros acima do nível do mar, o território foi povoado entre os anos de 1450 a 1540.

Os homens tinham, em média, 1,55 m e as mulheres, 1,25 m, enquanto há ainda, em perfeito estado de conservação, pedras de até 20 toneladas dentre as suas construções.

Buenos Aires, Argentina

De fácil visitação e excelente para compras, a capital argentina é queridinha dos brasileiros. No roteiro obrigatório não podem faltar a Plaza de Mayo, com a Casa Rosada, uma caminhada pela 9 de Julho que te leva até o Obelisco e ao Teatro Colón.

Bairros pertinho do Rio da Prata oferecem um ar moderno e, para os amantes do futebol, o estádio La Bombonera, do Boca Juniors, tem um tour guiado muito bem requisitado.

Bariloche, Argentina

Verdes no verão e brancos no inverno, os montes andinos que cercam o local, completam a paisagem deslumbrante com suas águas cristalinas. A colonização alemã e austríaca não encarece os atrativos do destino.

Piedras Blancas e o Cerro Bayo são excelentes para brincadeiras na neve. Não devem ser esquecidos na cidade o Centro Cívico, que abriga o Museu da Patagônia e o monumento a Julio Roca.

Santiago, Chile

Centralizada e muito bem relacionada com a Cordilheira dos Andes, fica muito próxima de belíssimas praias e o com as estações de esqui Farellones e o Valle Nevado para toda a família.

Ainda mais ao centro, é indispensável visitar o Palácio de la Moneda, a Plaza de Armas, Catedral Metropolitana e o Museu Histórico Nacional.

Se você é daqueles que curte um bom vinho, as vinícolas Undurraga, Concha y Toro e Viña Casas Del Bosque irão te fazer brilhar os olhos e aguar o paladar.

Deserto do Atacama, Chile

Engana-se quem acredita que o maior deserto do continente possui apenas dunas de areia para serem observadas. Aqui vão só algumas das paisagens incríveis que o Atacama propicia: lagos de águas cristalinas a 4.000 metros de altitude; vilarejos um tanto curiosos; sítios arqueológicos; formações rochosas esculpidas pelo vento; vida selvagem; superfícies similares à lua; lagos em que não se afunda; deserto de sal e um céu, que durante o dia e a noite, tiram o fôlego de milhões que por ali passam.

Montevidéu, Uruguai

Metrópole com ares de interior, a capital uruguaia dispõe de boa qualidade de vida para seus moradores e turistas no mesmo nível. A famosa avenida costeira Rambla é propícia para uma caminhada solar enquanto se observa o movimento da água no Rio da Prata.

As árvores onipresentes e seus edifícios suntuosos chamam a atenção de qualquer visitante. Passar pela Ciudad Vieja, fotografar no Teatro Solís e na Puerta de la Ciudadela, um portal restante do período colonial tornam a experiência ainda melhor.