Cidades turísticas do RS: Saiba quais são as melhores
O estado do Rio Grande do Sul, o mais populoso e culturalmente diverso da região sul, é um destino turístico popular para visitantes estrangeiros e nacionais de todo o mundo. Os viajantes vêm durante todo o ano para desfrutar da diversidade da região, com destinos mais populares incluindo o litoral e a famosa Serra Gaúcha.
A região é composta por cidades famosas como Canela, Gramado, Bento Gonçalves e Vale dos Vinhedos, que possuem a maior concentração de vinícolas do país, além de outras cidades que também se destacam na região, como Cambará do Sul e Caxias do Sul, todas oferecendo as melhores atrações da região.
Saiba quais são as melhores!
Bento Gonçalves
Localizada na região da Serra Gaúcha, a cerca de 120 km da capital Porto Alegre, Bento Gonçalves é uma cidade muito popular entre os turistas que buscam um destino repleto de história, boa gastronomia e contato com a natureza. Influenciada pela imigração italiana no século XIX, como Garibaldi, Carlos Barbosa e Caxias do Sul, a cidade é conhecida mundialmente pela produção de vinhos e espumantes.
A época da safra, entre janeiro e março, e o inverno, com temperaturas mais baixas, são as melhores épocas para visitá-la. A região oferece muitas atrações, incluindo o passeio de trem Maria Fumaça, que percorre 23 km entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, com degustações de vinhos e queijos típicos. Outro passeio imperdível é pelos Caminhos de Pedra, uma estrada rural de 12 km que preserva a arquitetura e as tradições da imigração italiana.
A maior atração da cidade são suas vinícolas, que oferecem uma grande variedade de produtos e experiências, desde as mais famosas e comerciais até as mais familiares. O Vale do Rio das Antas, próximo à cidade, é um lugar encantador que também deve estar no roteiro, com diversas vinícolas renomadas, ótima gastronomia e paisagens deslumbrantes.
Vale dos Vinhedos
Ao visitar Bento Gonçalves, é imperdível incluir o Vale dos Vinhedos no roteiro, pois a região abriga a maior parte das vinícolas, além de bons restaurantes. Essas vinícolas estão abertas o ano todo e costumam receber muitas visitas, por isso é recomendável reservar com antecedência. A paisagem é de tirar o fôlego e a imersão na cultura italiana dos imigrantes é perfeita.
Atrações como museus, monumentos, igrejas, armazéns e ateliês atraem todos os turistas interessados na cultura da região e de suas origens. Há grandes vinícolas com nomes famosos, como Miolo e Casa Valduga, mas também pequenas fazendas familiares e vinícolas menores com perfil artesanal, como Lídio Carraro, Almaúnica e Barcarola, entre outras.
Cambará do Sul
Cambará do Sul está localizada na Serra Gaúcha e é considerada um dos destinos mais frios do Brasil, sendo famosa pelos seus cânions. Além das paisagens naturais maravilhosas, a cidade oferece uma excelente infraestrutura gastronômica, sendo um lugar perfeito para curtir uma escapada romântica.
Os postos de turismo da região oferecem diversos passeios guiados pelas atrações mais famosas de Cambará do Sul, incluindo trilhas e cachoeiras. É um destino que não pode ser deixado de fora do seu roteiro na região da Serra Gaúcha.
Parque Nacional Aparados da Serra
O Parque Nacional dos Aparados da Serra situa-se na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul e está localizado próximo ao município de Cambará do Sul, no sul de Santa Catarina, e perto da Praia Grande, que faz parte da unidade de proteção ambiental. A visita ao parque é altamente recomendada para quem já incluiu Cambará do Sul em seu roteiro, pois é lar de diversas espécies protegidas que podem ser observadas em trilhas e caminhadas guiadas pela exuberante região de cânions e montanhas.
Caxias do Sul
Caxias do Sul é um dos destinos turísticos mais completos do Rio Grande do Sul, pois consegue unir todas as atrações mencionadas até agora. A cidade oferece passeios por cânions em áreas de proteção ambiental, cachoeiras, grutas e fontes termais, além de passeios pelas vinícolas. Também é possível visitar museus, edifícios históricos e igrejas, sempre acompanhados de uma excelente gastronomia regional que reflete a diversidade cultural dos imigrantes europeus que se instalaram na região.
Gramado
Gramado, uma charmosa cidade do Rio Grande do Sul, faz divisa com Canela e ambas são frequentemente incluídas no mesmo roteiro turístico. Embora as temperaturas caiam drasticamente, é pouco comum nevar por lá. Além do parque de diversões Snowland, que oferece neve artificial, patinação no gelo, snowboard e outras atividades de inverno, a Rua Coberta é um dos lugares mais animados da cidade.
Com lojas, bares e restaurantes, a área é parcialmente coberta e climatizada, proporcionando conforto mesmo em dias frios e chuvosos. O Vale dos Dinossauros é outro parque temático que vale a visita, com dinossauros animatrônicos e muito conhecimento e diversão para toda a família. O Lago Negro é um ponto turístico famoso, atraindo casais apaixonados e muitos outros turistas para apreciar os belos jardins e caminhar em torno do lago.
Canela
A cidade de Canela, localizada próxima a Gramado e à capital, Porto Alegre, é um destino turístico muito atrativo e acolhedor, com toda a infraestrutura necessária para encantar turistas do mundo todo. Conhecida como “Cidade da Hortênsia”, Canela possui uma beleza natural incrível, com muitas árvores e flores, inclusive a árvore do centro da cidade (Praça João Corrêa).
A cidade também é conhecida pela boa gastronomia, típica de imigrantes europeus, e pelas vinícolas famosas. City tours são excelentes opções para conhecer os parques temáticos, trilhas e cachoeiras, como o Parque do Caracol e o Castelinho Caracol, que oferece uma queda livre de 131 metros. O Parque Florybal possui estátuas de gigantes de pedra, esculturas gregas, dinossauros e plantações de cacau, enquanto o Alpen Park e o Parque da Cachoeira oferecem esportes radicais em meio à natureza. Para os mais aventureiros, o Parque das Ferraduras é uma ótima trilha para explorar o Rio Caí.
Imagem: Reprodução / Cleiton Thiele