Frente fria e chuva forte: previsão assusta moradores do RS
A previsão do tempo para esta terça-feira (4) aponta para a chegada de uma frente fria e muitas chuvas. De acordo com a MetSul, nuvens carregadas trazem precipitação na maior parte do estado, com maior risco de instabilidades nas cidades da região Oeste.
Segundo a Climatempo, as áreas mais afetadas serão a Campanha, Região Central, Fronteira Oeste, Litoral e parte do Noroeste. As chuvas começam nesta terça, mas a expectativa para o restante da semana é de maiores riscos: a partir de quarta-feira, aumenta a chance de temporais e grandes acumulados de chuva. Confira mais informações abaixo.
Chuvas voltam ao Rio Grande do Sul
De acordo com a previsão da Climatempo, a frente fria atravessa o território gaúcho pelo litoral, trazendo aumento da nebulosidade. As pancadas de chuva começam desde cedo na área Oeste, fronteira com o Uruguai, e no centro-oeste e sul. Nessas áreas, há risco de grandes volumes de precipitação.
Os moradores da capital não precisam se preocupar. Apesar do aumento da nebulosidade e a presença de um nevoeiro pela manhã, não há risco de chuvas para Porto Alegre e Região Metropolitana, bem como para a região Norte.
Para as cidades do Noroeste, é possível que o dia tenha grandes variações na temperatura. Na segunda-feira (3), diversos municípios gaúchos apresentaram grandes amplitudes térmicas: a cidade de Porto Xavier, por exemplo, começou o dia com 9,4 °C e chegou a máxima de 33,7 °C no meio da tarde.
Por fim, as instabilidades devem se intensificar ao longo da quarta-feira (5). Podem ocorrer temporais nas cidades da Serra e Litoral Norte, mas o tempo deve continuar estável em Campanha e no Litoral Sul. Os volumes de chuva continuarão aumentando durante a semana, chegando ao seu ápice na Sexta-Feira Santa (7).