Especialistas da saúde fazem alerta para quem tem o Cartão SUS

Para garantir a realização de exames, consultas e cirurgias eletivas, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) está solicitando que os pacientes verifiquem e atualizem seus dados de contato junto aos sistemas de saúde. O Cartão Nacional de Saúde (CNS), também conhecido como Cartão SUS, é a identidade dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e permite que sejam contatados para receberem atendimento. Por isso, é fundamental manter o cadastro sempre atualizado.

 Os pacientes podem verificar e atualizar suas informações pelo site gov.br ou diretamente em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima à sua residência.

“Muitos pacientes não são localizados em função da troca, em especial, do número de telefone, o que dificulta o contato das equipes de saúde. Por isso realizamos esse alerta, atualize seus dados para que quando você for chamado, as equipes de saúde possam lhe localizar”, afirma a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

Desde o dia 6 de fevereiro, foi implantada pelo governo estadual uma força-tarefa para realizar as operações cirúrgicas eletivas em andamento. Para garantir que os pacientes sejam contactados, o principal meio utilizado é o telefone, o que torna fundamental que os dados cadastrais estejam atualizados e corretos.

Fortalecimento da produção nacional de insumos de saúde para o SUS

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem como meta produzir 70% das necessidades do SUS (Sistema Único de Saúde) no Brasil em uma década. Isso inclui a produção de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo), vacinas, dispositivos e outros materiais médicos. 

Com o objetivo de fortalecer a produção nacional de insumos de saúde e reduzir a dependência do país dos mercados internacionais, a continuidade dessa pauta do complexo econômico industrial da saúde brasileiro foi anunciada nesta segunda-feira (3).

Imagem: Reprodução / Ministério da Saúde