Inmet faz alerta de tempestade para grande parte do RS
É melhor os gaúchos se preparem para a chuva intensa. O Inmet publicou um alerta, válido até às 10h da próxima quinta-feira (5), para tempestade em algumas áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
De acordo o Inmet, além da chuva, que deve ter entre 20mm e 30mm, ou até mesmo 50mm, a população também deve ficar alerta com os fortes ventos (40-60 km/h) e provável queda de granizo. Os fenômenos podem afetar a Serra, o Noroeste, a Região Metropolitana, o Nordeste, Central e Sudoeste do Rio Grande do Sul.
Inmet dá dicas de como se proteger durante a tempestade
Apesar dos riscos de destruição de casas, árvores e corte de energia elétrica serem baixos, o Instituto dá algumas dicas para enfrentar o mau tempo:
- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
De acordo com a Inmet, o alerta pode ser classificado como “Perigo Potencial”. Nesse tipo de alerta, é recomendado que a população evite se expor à atividades que coloquem sua vida em risco devido a instabilidade do tempo. “Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário”, avisa o Inmet.
Instabilidades do tempo afetam o Rio Grande do Sul na Sexta-Feira Santa
Na Sexta-Feira Santa (7), o dia será marcado por instabilidades. Segundo Luiz Fernando Nachtigall, meteorologista da MetSul, o tempo estará mais nebuloso e com grande possibilidade de chuvas em grande parte do Rio Grande do Sul. Já as temperaturas permanecerão amenas e o sol volta a aparecer com nuvens em diversas regiões.