Saraiva anuncia fechamento de unidades no RS

A Saraiva fechou mais duas de suas lojas em Porto Alegre nesta segunda-feira (3). Foram encerradas as atividades na Saraiva Megastore, no Praia Belas Shopping, e a unidade do shopping de Iguatemi Porto Alegre. Foram fechadas mais quatro lojas em outros estados.

Nos últimos anos, diversas lojas da rede foram fechadas na capital gaúcha. Os dois estabelecimentos que encerraram as atividades nesta segunda eram os últimos da marca na cidade. A Saraiva passa por uma crise e atualmente está em processo de recuperação judicial. Confira mais informações abaixo.

Saraiva fecha lojas em Porto Alegre

A companhia justificou o fechamento das lojas em um comunicado divulgado nesta segunda-feira.

“A Saraiva Livreiros informa aos seus acionistas e ao mercado em geral que, em linha com o seu plano de reestruturação da rede de lojas, focado na priorização das unidades com maior rentabilidade, encerrou seis de suas lojas, o que significa uma redução de cerca de 18% do total de lojas da companhia, e implica aumento de sua produtividade global.”, informa a companhia.

Outras filiais da Saraiva foram fechadas em Aracajú (SE), João Pessoa (PB), Olinda (PE) e em Sorocaba (SP). A notícia do fechamento chegou à gerência no dia 31 de março, e as equipes foram comunicadas apenas no dia 1º. A loja funcionou até domingo (2).

Todos os empregados das unidades serão demitidos. Em entrevista para o Jornal do Comércio, um dos funcionários falou sobre a situação. “Ninguém esperava, mas é o momento da empresa. Apesar de todas as dificuldades, sempre recebemos em dia, nunca teve atraso”, afirma.

A única loja restante da companhia no Rio Grande do Sul está em Caxias do Sul, no Villagio Caxias. Em uma redução das operações, o espaço do estabelecimento foi reduzido de 700 m² para 200 m². A Saraiva agora foca em reestruturar seu funcionamento em busca de uma operação mais enxuta.