Veterinária do RS faz alerta sobre a alimento perigosos para saúde de seus pets
A Páscoa é tempo de alegria, reunião familiar, boas comidas e o melhor: chocolate. As casas ficam repletas de chocolate, de diferentes tipos. Por esse motivo, aqueles que têm pets em casa, devem ter o máximo de cuidado.
De acordo com informações contidas no portal Agora no RS, a especialista Luiza Celestino, faz um alerta importante sobre o chocolate.
“Chocolate é um alimento perigosíssimo para cães e gatos, pois possui teobromina na sua composição, que é uma substância que não é metabolizada pelo organismo destes pets, se aloja no fígado e pode causar sintomas como vômito e diarreia. Em muitos casos, pode avançar e deixar os animais em estado de coma ou até evoluir para óbito”, disse Luiza.
“Alguns tutores me dizem que dão chocolate e nada acontece, mas eu reforço que a intoxicação pode variar conforme a reação individual de cada animal, ele é acumulativo, em algum momento uma pet que já comeu várias vezes, pode comer e causar insuficiência hepática e levar o paciente a óbito, então não se deve arriscar”, completa.
Alimentos proibidos para pets
Não é só o chocolate que é o grande vilão pra saúde dos pets. Todo alimento que tenha açúcar (como balas, pirulitos, bolos, pudim), não devem ser oferecidos ao seu animal.
Além disso, existem outros alimentos que estão na lista de proibidos para pets. Confira os principais:
Café
Café é um dos alimentos que está no topo da lista de coisas que cães e gatos não devem consumir.
A cafeína causa uma estimulação no Sistema Nervoso Central, o que deixa os animais agitados, hiperativos, com tremores, arritmias e em alguns casos, convulsões.
Abacate
A Persina, substancia presente no abacate, pode gerar acúmulo de água na barriga, no tórax e no pulmão dos animais, o que impede que os mesmos respirem. Além disso, pode gerar vômitos e diarreias.
Uva
Além de causar vômitos e diarreias, a uva também pode afetar os rins dos animais, o que faz com que os mesmos corram graves riscos.
Leite de vaca
Ao consumir leite, os cachorros e os gatos podem apresentar sintomas como vómito e diarreia.
Principalmente quando se trata de gatos, o leite se torna mais perigoso ainda! Isso porque o leite da vaca possui 3 vezes mais lactose do que o leite de uma gata. Por esse motivo, eles são considerados animais intolerantes à lactose.