Cirurgia com robô salva vida de paciente no RS

Na última quarta-feira (5), uma cirurgia para a retirada de um câncer de próstata com o uso de um robô foi um sucesso em Novo Hamburgo. Chamado de prostatectomia robótica, o procedimento foi realizado no Complexo Hospitalar Unimed Vale dos Sinos.

Foram necessárias cerca de três horas, utilizando um dos modelos robóticos mais avançados no mercado, chamado de Da Vinci XI. De acordo com informações do hospital, foi a primeira vez que um procedimento do tipo foi realizado na região. Confira abaixo mais informações sobre o caso.

Cirurgia com robô é bem-sucedida em Novo Hamburgo.

O procedimento tinha como objetivo retirar a próstata e outros tecidos próximos de um paciente de 59 anos.  Participaram da operação cerca de onze indivíduos, incluindo o urologista responsável, Lucas Lampert, e outros profissionais como médicos, enfermeiros e técnicos.

Todos os envolvidos passaram por um treino de capacitação para começar a atuar na área da cirurgia robótica. O curso foi coordenado pelo médico urologista André Berger, um dos mais experientes do setor no cenário nacional.

O equipamento utilizado no procedimento funciona com o controle de um médico: com o uso de uma mesa de controle e com câmera que permite visualizar as cavidades internas do paciente, o profissional controla uma série de pinças que simulam o movimento humano e o reproduzem de forma milimetricamente precisa.

Dessa forma, as cirurgias com o Da Vinci XI são mais rápidas, menos invasivas e garantem ao paciente um menor tempo de recuperação e menos dores e cicatrizes no período do pós-operatório.

Em fala para o Diário de Canoas, o presidente da Unimed Vale dos Sinos, Luis Carlos Melo, afirmou que o procedimento representa o início de avanços na medicina da região, e que a tecnologia deve ser usada para diveros outros tipos de cirurgias no futuro.

“Inicialmente, o sistema será utilizado para cirurgias urológicas, geral e ginecológicas, mas a gama de procedimentos onde ele pode ser aplicado é muito ampla, fato que permitirá que cirurgiões de todo o Estado venham até Novo Hamburgo operar utilizando o sistema”, o diretor prevê.