Pesquisa revela ranking atualizado de maiores torcidas do país; veja posição de Grêmio e Inter

Um novo levantamento revelou quais são as maiores torcidas de times de futebol em todo o Brasil. A pesquisa “Maior Raio-X do Torcedor”, realizada pela CNN/Itatiaia/Quaest, foi divulgada nesta segunda-feira (10) e colocou 12 times em um ranking, com presença do Internacional e do Grêmio.

O Flamengo lidera a lista, representando o time favorito de 24% dos torcedores brasileiros. Para a pesquisa, foram ouvidos mais de 6,5 mil torcedores com pelo menos 16 anos de idade, durante o período entre 29 de março e 2 de abril de 2023. A margem de erro é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos, com nível de confiabilidade de 95%. Confira a pesquisa completa abaixo.

Grêmio e Inter aparecem entre maiores torcidas do Brasil

  • Flamengo – 24%
  • Corinthians – 18%
  • Palmeiras – 9%
  • São Paulo – 8%
  • Atlético-MG e Cruzeiro – 5%
  • Vasco – 4%
  • Grêmio e Santos – 3%
  • Bahia, Internacional e Sport – 2%

Em fala à CNN, o diretor da Quaest, Felipe Nunes, afirmou que o “O Maior Raio-X do Torcedor” é a maior pesquisa de futebol já feita no Brasil.

“Essa é a maior e mais abrangente pesquisa de futebol que já foi feita no Brasil. Sem dúvida, um marco, pois não se restringiu apenas a tamanho de torcida, mas entrou em áreas como rivalidade, costume dos torcedores, relação com times do exterior e até mesmo consumo, ao tratar das questões de sócios e compra de camisas”.

O diretor afirma que o Flamengo garantiu o primeiro lugar da lista por conta de sua forte presença no Norte e o Nordeste. “Um dos motivos pelo qual o Flamengo tem a maior torcida do Brasil é o fato de o Flamengo ser o segundo time da maior parte das pessoas, especialmente nas regiões Norte e Nordeste”, afirmou.

Ele afirma que a regionalidade é de grande influência na pesquisa. Segundo Nunes, considerando apenas os torcedores do Sul, o Grêmio e o Inter aparecem na lista acima de Corinthians e Flamengo.  Mais dados do levantamento ainda serão divulgados durante esta semana, antes do início das Séries A e B do Brasileirão.