Comunicado importante para clientes Nubank
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) enviou notificação para o banco digital Nubank após clientes terem sofrido golpes financeiros.
A garantia de segurança para transações dentro da plataforma do banco foi questionada pelo IDEC. Relatos em redes sociais, em sites de reclamação e no portal consumidor.gov.br foram crescendo nos últimos dias, colocando em dúvida a segurança de seu aplicativo.
Consumidores relataram invasão de suas contas bancárias por malware, empréstimos feitos em seu nome e grandes transferências de recursos para contas de terceiros. Dispêndios acumulados durante anos foram perdidos em segundos para contas desconhecidas.
A maior parte das críticas se concentra na não utilização por parte do Nubank se um sistema de bloqueio de transações atípicas ao histórico da conta.
“Em 4 minutos os criminosos conseguiram fazer quatro Pixs que totalizaram R$ 150 mil. Sim, em apenas 4 minutos zeraram a conta do meu pai. Ele nunca tinha feito retiradas superiores a R$ 250,00 nessa conta. Mas o sistema antifraude do Nubank não foi capaz de identificar que havia algo de errado com essas operações”, relatou um dos usuários na internet.
Acesso remoto fraudulento
No início desse mês de abril, o Nubank enviou e-mail de alerta para seus clientes afirmando que o acesso remoto se trata de uma fraude.
Os fraudadores solicitam a instalação de um aplicativo pirata fora da loja oficial do celular e invadem remotamente o aparelho da vítima.
O Nubank informou que a nova versão do app previne o problema, apesar de não se tratar de uma falha de segurança da instituição.
“O artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) obriga o fornecedor a responder pela reparação dos danos causados às pessoas consumidoras pelos defeitos decorrentes da prestação de seus serviços. Desta maneira, é responsabilidade do banco garantir a qualidade e a segurança do serviço oferecido, arcando com eventuais prejuízos”, afirmou à revista Exame o advogado do Programa de Serviços Financeiros do Idec.
Posicionamento do Nubank
Em nota enviada também à revista Exame, o Nubank comentou que: “Reafirmamos o nosso compromisso com a proteção de nossos mais de 70 milhões de clientes, mantendo uma vigilância constante sobre a utilização de nossos serviços, incluindo o desenvolvimento de ferramentas de proteção para ajudar os usuários na prevenção e inibição de golpes”.