Ypiranga tenta evitar quebra de tabu histórico do Botafogo contra times gaúchos

Nesta quarta-feira (12), às 21h30 (de Brasília), irá ocorrer o grande confronto entre Ypiranga-RS e Botafogo na terceira fase da Copa do Brasil, que teve início no dia 22 de fevereiro. Neste jogo, o Botafogo terá a chance de quebrar um tabu histórico e derrotar, pela primeira vez, um time gaúcho durante a competição.

O time carioca já enfrentou sete vezes times do Rio Grande do Sul pelo torneio, tendo empatado cinco vezes e perdido duas. De quatro eliminatórias, se classificou duas vezes e sofreu duas eliminações para o Juventude.

Cariocas aguardam derrota do Ypiranga

Foi durante a final da Copa do Brasil de 1999 que o Botafogo enfrentou pela primeira vez times gaúchos, o que já rendeu um grande trauma. Isso porque, após perder a primeira partida fora de casa por 2 a 1, a torcida alvinegra se reuniu em peso no Maracanã esperando uma virada. Mais de 100 mil torcedores estavam presentes no estádio e essa foi a última vez que o estádio recebeu tantas pessoas.

Mesmo com o apoio da torcida e a grande vontade de vencer, o Botafogo não conseguiu derrotar o adversário e empatou em 0 a 0, assim, ficando com o vice-campeonato.

Em 2000, o time carioca teve o prazer de empatar com o Internacional. Primeiro, houve um empate por 2 a 2 na primeira partida no Beira-Rio, gols de Zé Carlos e Sérgio Manoel. Em seguida, houve outro empate, em 1 a 1, o que fez com que o Botafogo se classificasse pelos critérios de desempate.

Após anos sem ter um time gaúcho como adversário, o Botafogo teve que encarar o Juventude em 2019. Entretanto, o time foi derrotado mais uma vez, o que resultou na demissão do treinador na época.

Em 2020, o Botafogo se viu de frente com um time gaúcho mais uma vez. Apesar de ter empatado com o Caxias, o time carioca conseguiu se classificar na competição.

Agora, o Botafogo tem mais uma chance de finalmente derrotar um time gaúcho, e a expectativa dos torcedores é grande.