Principais símbolos do Rio Grande do Sul; você conhece todos?

O Rio Grande do Sul é um estado brasileiro com forte identidade cultural, que se reflete em seus símbolos. Desde o hino até o chimarrão, passando pelo quero-quero e o churrasco, esses elementos representam o espírito cívico, o tradicionalismo e a paixão dos gaúchos pela sua terra.

Além disso, cada um desses símbolos possui uma história e um significado especial para a cultura gaúcha. Confira!

Flor Brinco De Princesa

A flor Brinco de Princesa é considerada um dos principais símbolos do Rio Grande do Sul. Originária da espécie fúcsia sul-americana, a Brinco de Princesa é uma flor híbrida e existem cerca de 200 tipos diferentes somente na América do Sul.

As cores mais comuns são vermelho, rosa, azul, roxo e branco, apresentando diversas combinações. A Brinco de Princesa é conhecida por atrair beija-flores como polinizadores e encanta a todos com sua beleza singular, possuindo flores pendentes em forma de sino duplo com muitas pétalas.

Crocus/Gardeningetc

Ave Quero-Quero

O Quero-Quero é uma ave que se tornou o símbolo do Rio Grande do Sul, sendo considerado o guardião dos pampas por sua atitude vigilante em defesa de seu território e ninho. Esta ave também é conhecida como Tetéu, Téu-Téu, Teréu-Teréu e Terém-Terém, e em espanhol é chamada de Tero-Tero.

Pertencente à família Charadriidae, seus fósseis mais antigos datam do Oligoceno Médio, cerca de 30 milhões de anos atrás, e tem um comprimento médio de 30 a 35 centímetros. Quando fazem seus ninhos ao ar livre, no chão, os quero-queros cuidam dos ovos e filhotes com muita atenção, emitindo um grito agudo ao menor sinal de ameaça.

Reprodução / Casa dos Pássaros

Árvore Erva-Mate

A erva-mate é uma das principais representações do Rio Grande do Sul, sendo considerada a árvore simbólica do estado. Originária da região subtropical da América do Sul, a erva-mate é conhecida por ser o ingrediente principal do chimarrão, uma bebida típica da região sul do Brasil.

Além do Rio Grande do Sul, a erva-mate também é um dos símbolos do estado do Paraná. Essa árvore da família Acquifoliaceae possui um caule fino e cinza, folhas ovais e pequenos frutos verdes ou roxos.

Reprodução / Guia das Suculentas

Bebida Chimarrão

A tradição do chimarrão é uma das características mais marcantes do povo gaúcho, que tem na erva-mate, a base para preparar a sua bebida favorita. Além de ser uma bebida cultural, o chimarrão também é considerado benéfico para a saúde, pois é rico em antioxidantes e nutrientes.

A roda de chimarrão é um momento de convivência, de compartilhar histórias e fortalecer a amizade entre as pessoas. Por isso, o chimarrão é mais do que uma bebida, é um símbolo da cultura gaúcha e uma expressão de afeto e hospitalidade.

Getty Images

Cavalo Crioulo

O animal símbolo do Rio Grande do Sul é o cavalo crioulo, conhecido por sua resistência ao frio e ao calor, sendo um animal de trabalho muito valorizado pela sua inteligência e adaptabilidade. A raça crioula é reconhecida por sua beleza e força, sendo utilizada tanto no campo para lidar com o gado como em competições de equitação.

Divulgação

Hino Rio-Grandense

A letra do hino gaúcho foi escrita por Francisco Pinto da Fontoura, com a música composta pelo mestre comandante Joaquim José Mendanha e harmonizada por Antônio Corte Real. O hino é um símbolo do orgulho e da identidade do povo gaúcho, sendo conhecido e cantado por todos.

Bandeira E Brasão De Armas

A bandeira do RS é originária da Guerra dos Farrapos, em 1835, mas sem o brasão de armas. Foi adotada como símbolo oficial do estado em 14 de julho de 1891. Acredita-se que as cores verde, vermelha e amarela simbolizam a mata dos pampas, o ideal revolucionário, a coragem do povo e as riquezas nacionais do território gaúcho, embora outras fontes aleguem que as cores expressam o auriverde do Brasil separado pelo vermelho da guerra.

O brasão de armas foi adotado pelo mesmo decreto que instituiu o hino e a bandeira. Vários símbolos representam o RS, como o espírito cívico de um povo e nosso tradicionalismo.