Aproveite o fim de semana; veja roteiro com ótimas cachoeiras próximas da capital gaúcha
Na região serrana do Rio Grande do Sul, a pequena Alto Feliz possui um pouco mais de 2 mil habitantes, num cenário com belas paisagens e vinícolas de produções elogiadas pelo público e especialistas da área. A gastronomia e a arquitetura do local conta com forte presença da herança alemã.
O maior atrativo turístico da cidade está na calmaria e possibilidade de estar em pleno contato com a natureza. A principal cachoeira local tem percurso curto com relevo íngreme ao final.
Logo em seguida, em menos de cinco minutos, o turista se depara com a Cascata Arroio Jaguar. Há um bar na lateral da estrada.
A vizinhança da cachoeira faz jus ao nome da cidade. A felicidade é constante e contagiante, não há como não curtir o ambiente.
Pequenas quedas d’água em sequência formam a exuberância do lugar. A grandiosidade de sua beleza contrasta com a tranquilidade que proporciona aos visitantes.
A maior delas fica a 17 minutos da Cascata dos Burges, e em sua maioria, estão a aproximadamente uma hora e meia da capital Porto Alegre.
Os perfis no Instagram @cachueirando e @cachoeirars podem ajudar nessa busca de um programa acessível a todos. Abaixo, listamos três opções diversas e que com certeza irão agradar todos os gostos.
Cascata do Chuvisqueiro (Riozinho)
São 76 metros de altura, a classificando entre as maiores do estado. A queda fica à 16 km do centro de Riozinho e 23 km de Rolante, podendo ser acessada pela RS-239. O camping é ideal para acampamentos e piqueniques.
Cachoeira Amola Faca (São José dos Ausentes)
A maior queda livre d’água no Sul do país é pequena no volume hidráulico, mas possui cenário deslumbrante por desaguar a partir de uma frestra no penhasco. Duas trilhas laterais levam próximo ao seu topo.
Cachoeira dos Venâncios (Cambará do Sul)
Formado por uma sequência de quatro quedas com 250 metros de largura, dispõe de água potável e um área para camping.