Tradicional hotel do RS fecha após 95 anos no mercado
Após uma trajetória de 95 anos, o Hotel Bassani, um icônico empreendimento de Capão da Canoa, encerrou suas atividades durante o verão de 2023. Famoso pelas suas animadas festas e por sediar o concurso Garota Verão, o hotel foi fundado em 1928 por doze sócios, que eram primos e tios.
A decisão de encerrar as operações foi tomada de forma unânime pelos sócios, que agora desejam se dedicar a projetos pessoais.
“ Eu, por exemplo, sou dentista, e tenho outros negócios para tocar. Nós decidimos isso de forma conjunta, consultando antes as nossas tias (Maria de Lourdes e Irma, filhas do fundador, Luiz Bassani)“, disse a sócia Lissandra Bassani, neta do fundador, em entrevista ao GZH
A história do Hotel Bassani: expansão e sucesso na beira-mar de Capão da Canoa.
Luiz Bassani e Emília Maggi casaram-se em 1925 e, incentivados por um amigo, decidiram construir um hotel nas praias de mar. Entusiasmado pela ideia, Luiz escolheu Capão da Canoa como localização para o empreendimento, considerando a atração da beira mar. Em 1928, inauguraram um chalé simples de madeira, com quartos, uma cozinha separada e um banheiro comunitário.
Desde então, houve várias intervenções, incluindo a última na década de 1970, resultando em um edifício de três andares com 118 quartos.
Embora tenha sido questionado sobre uma possível venda do imóvel, o proprietário se recusou a comentar. Após a morte de seu pai, Cezar, que comandou a empresa por 50 anos, os materiais hoteleiros, como camas, televisores e talheres, foram vendidos para pousadas e restaurantes da região.
Imagem: Reprodução / Tripadvisor