4 mortes confirmadas por causa de mosquito assustam os moradores do RS

Nesta quarta-feira (14), foi confirmada a quarta morte por conta de dengue no Rio Grande do Sul. O óbito ocorreu no dia 9 de abril e a vítima foi um homem de 23 anos, morador da cidade de Joia e portador de síndrome de Down. Ele possuía obesidade e cardiopatia.

A informação foi divulgada pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS). Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue causa diversos sintomas como febre alta, dores musculares, entre outros. Confira abaixo mais informações sobre os casos no Rio Grande do Sul.

Vírus transmitido por mosquito em alta no Rio Grande do Sul

De acordo com o Painel de Casos de Dengue do RS, da Secretaria de Saúde, o município de Joia possuí 395 notificações de dengue e 197 casos confirmados. Trata-se do segundo município com maior incidência de transmissão do vírus no Rio Grande do Sul, atrás apenas de Lajeado, que possui 1.325 notificações e 1.134 casos confirmados.

De acordo com o Ministério da Saúde, os principais sintomas da dengue são: febre alta acima de 38 °C; dor no corpo, articulações e atrás dos olhos; manchas vermelhas pelo corpo; falta de apetite; mal estar; e dor de cabeça. A infecção também pode ser assintomática ou apresentar quadro leve.

No entanto, há alguns sintomas dos quais é preciso ficar atento, pois podem indicar um quadro grave, como dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, acumulação de líquidos; sangramento de mucosa, entre outros. Você pode conferir todas as informações sobre os principais sinais de dengue clicando aqui.

A orientação da Secretaria de Saúde do RS é buscar atendimento médico imediatamente ao apresentar os primeiros sintomas da doença. Além disso, são essenciais medidas de prevenção à proliferação do mosquito, como não deixar água parada dentro e fora das residências, por exemplo. Usar repelente é uma opção para proteção individual.

Foto: Reprodução / Arquivo /Agência Brasil