Previsão faz alerta para formação de furacões e ciclones

Nesta quinta-feira (13), os especialistas da Colorado State University (CSU), nos Estados Unidos, revelaram suas previsões para a temporada de ciclones tropicais de 2023. De acordo com suas previsões, é esperado que 13 ciclones tropicais nomeados se formem na bacia do Atlântico, sendo que dois deles podem se transformar em grandes furacões com ventos superiores a 179 km/h.

A temporada será influenciada pelo forte padrão climático El Niño, que pode suprimir o desenvolvimento de ciclones tropicais na bacia do Atlântico devido ao aumento do cisalhamento do vento. A média geral da temporada de furacões é de 14 tempestades nomeadas no Atlântico, com sete delas tornando-se furacões e três se transformando em grandes furacões.

Em contrapartida, foi abordado no relatório que as temperaturas superficiais do mar em grande parte da bacia do Atlântico estão apresentando valores superiores à média. Essa situação é capaz de favorecer o desenvolvimento de sistemas tropicais, portanto, os peritos destacaram que, mesmo que a previsão esteja ligeiramente abaixo da média, é essencial lembrar que basta água aquecida para alimentar um ciclone tropical.

Causas da formação de ciclones tropicais no Atlântico e possíveis influências das mudanças climáticas

Embora a previsão esteja um pouco abaixo do normal, as águas quentes do Atlântico, Golfo do México e Mar das Caraíbas alimentam a formação de ciclones tropicais. Os padrões atmosféricos, como a atividade da Zona de Convergência Intertropical e o fenômeno climático El Niño Oscilação Sul, também influenciam a presença deles.

Cientistas estão analisando como as mudanças climáticas podem afetar os padrões climáticos e a intensidade dos ciclones. A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) publicará suas perspectivas para a temporada de 2023 no final de maio.

A temporada de furacões no Atlântico começa oficialmente em 1º de junho e no Oceano Pacífico em 15 de maio, ambas terminando em 30 de novembro.

Fonte: Meteored

Imagem: WikiImages / Pixabay