Menor ponte internacional do mundo possuí apenas 3 metros; saiba onde ela está localizada
A maioria de nós pode pensar que as fronteiras entre países são sempre marcadas por grandes infraestruturas, como pontes enormes e postos de polícia. No entanto, em algumas partes do mundo, essas divisões são muito mais sutis. Na Península Ibérica, por exemplo, há um marco de fronteira bastante peculiar entre Espanha e Portugal: a menor ponte internacional do mundo, que mede apenas 3 metros.
Localizada na cidade de La Codosera, a ponte é praticamente desconhecida pela maioria das pessoas, mas representa um marco histórico curioso e interessante para aqueles que apreciam curiosidades geográficas.
Uma fronteira sutil: a aldeia de El Marco e sua ponte internacional
A fronteira entre Espanha e Portugal é tão sutil que pode ser quase imperceptível em alguns lugares. Um exemplo disso é a aldeia de El Marco, que é dividida entre os dois países. Desde o Tratado de Lisboa em 1864, metade da aldeia pertence ao município de La Codosera (Badajoz) na Espanha, enquanto a outra metade pertence ao município de Arronches em Portugal, com o rio Arronches ou Abilongo como linha divisória natural. Recentemente, a pequena ponte que liga as duas partes da aldeia tornou-se famosa graças às redes sociais.
Por muitos anos, os moradores locais improvisaram passagens com tábuas de madeira e cercas rudimentares para atravessar a fronteira. No entanto, quando chovia muito, o rio inundava e arrastava tudo. Em 2008, a União Europeia financiou a construção de uma nova ponte mais resistente, com guarda-corpo de madeira, corrimãos e reforços para evitar ser arrastada pela enchente. A construção da ponte envolveu trabalhadores dos dois países e hoje em dia é uma atração turística da região.
A menor ponte internacional do mundo: atravessando a fronteira entre Espanha e Portugal
Com pouco mais de 3 metros de comprimento e 1,45 metros de largura, a ponte em El Marco se tornou a menor ponte internacional do mundo após sua construção em 2008. Antes disso, o título pertencia à ponte de 9,75 metros que liga uma ilha em Ontário, Canadá, para outra no estado de Nova York, EUA – embora, segundo a cartografia oficial, ambas as ilhas estejam em território canadense.
Atravessando o rio Abrilongo, que marca a fronteira entre Espanha e Portugal, é possível mudar de país e de fuso horário em uma viagem que leva cerca de uma hora para os portugueses e é descrita pelos espanhóis como uma viagem ao passado. A ponte só é acessível a pé, de bicicleta ou a cavalo, e as únicas pistas dos países onde se encontra são as letras “E” e “P” esculpidas nas rochas de ambas as margens do rio.
Imagem: Reprodução/WhoTrips