Rio Grande do Sul corre risco de geada ainda nesta semana

O Meteored Brasil publicou uma matéria sobre a chegada de uma massa de ar polar que está prevista para os próximos dias. De acordo com as informações, essa massa de ar frio deve trazer temperaturas mais baixas e a possibilidade de neve em algumas regiões.

Além disso, a matéria destaca a importância de tomar medidas para se proteger do frio intenso, como usar roupas adequadas e evitar ficar exposto ao ar livre por muito tempo. As previsões indicam que essa massa de ar polar pode durar alguns dias, mas deve enfraquecer gradualmente ao longo do tempo.

Massa de ar polar provoca queda de temperatura no Sul do Brasil

O ar frio e seco já está agindo parcialmente na região Sul, mas ainda não houve uma grande queda de temperatura no Rio Grande do Sul e no Sul e Oeste de Santa Catarina. Na noite desta terça-feira (19), a massa de ar polar se torna mais influente enquanto a frente fria avança, fortalecendo o vento sul e provocando uma queda acentuada de temperatura no período.

Na região da divisa do Rio Grande do Sul com o Uruguai e nas regiões da Serra Gaúcha e Catarinense, a mínima diurna é de cerca de 10°C, enquanto nas demais áreas do sul do Rio Grande, exceto a maior parte de Santa Catarina, no norte e leste do sul do Paraná, as temperaturas mínimas variam entre 12-15°C. No sul do Mato Grosso do Sul, as temperaturas chegam a 20°C.

Nesta quarta-feira (20), a massa de ar polar ainda não está concentrada na região brasileira, mas os ventos gelados vão se fortalecer e manter a tendência de queda de temperatura na região Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul e no final do dia no Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e sul de Mato Grosso. Na quinta e na sexta-feira, a região da Serra e do Planalto, na região sul, podem sofrer geadas, com temperaturas mínimas podendo chegar a valores negativos. No restante da região sul, a temperatura mais baixa é de 6-12°C.

No Centro-Oeste e Sudeste, a temperatura mínima é de 14-17°C no Mato Grosso do Sul, 10-15°C em São Paulo e menor na região da Serra da Mantiqueira. No decorrer do fim de semana, a massa de ar polar se desloca cada vez mais para o oceano e o frio vai perdendo intensidade.

Imagem: Reprodução/Meteored