Edifício do RS será apresentado no G20

Na última terça-feira (18), o edifício Idea Bagé, localizado no bairro de Petrópolis em Porto Alegre, recebeu uma distinção bastante significativa: o certificado de platina do GBC Brasil. Essa certificação, atribuída pelo Green Building Council, coloca o prédio entre as 100 empresas mais sustentáveis do mundo e permite a sua participação na próxima reunião do G20, grupo formado pelas maiores economias industrializadas e emergentes do planeta.

A Capitânia, incorporadora gaúcha responsável pelo projeto, teve seu conceito destacado pelo GBC da Índia, que gerencia certificações em 76 países, como um dos 100 empreendimentos mais avançados em sustentabilidade. O CEO do GBC Brasil, Felipe Faria, destacou as características sustentáveis do projeto ao presentear os sócios da Capitânia, Renato Turquenich, arquiteto, e Mauro Touguinha de Oliveira, engenheiro, com o certificado de platina mais alto do GBC.

O primeiro edifício residencial brasileiro a receber o selo de platina do GBC Brasil: conheça as características sustentáveis do empreendimento em Porto Alegre

Composto por 14 apartamentos, o prédio foi projetado para reduzir os custos de manutenção, especialmente em relação à água, aquecimento e energia.

O edifício foi construído com tecnologia, automação e Internet das Coisas que combinam com identificadores sustentáveis únicos, tais como sistemas de painéis solares capazes de gerar toda a eletricidade necessária para a área residencial. Além disso, a fachada é térmica e autolimpante, e a água das chuvas e dos aparelhos de ar condicionado é captada e utilizada para irrigação.

O empreendimento recebeu 91 dos 100 pontos de análise possíveis pelo GBC da Índia por suas características sustentáveis.

Imagem:Reprodução/Idea Bagé