Ranking coloca Rio Grande do Sul em primeiro lugar no Brasil
O Rio Grande do Sul ficou em primeiro lugar entre um ranking de investimentos em energia renovável dos estados brasileiros. O tópico foi discutido no Wind of Change, uma reunião de investindores em Hidrogênio Verde e Eólicas Offshore/Hearshore, que também contou com participação de representantes políticos, incluindo o governador do RS, Eduardo Leite.
Segundo as informações divulgadas no evento, o RS tem 22 dos 74 projetos nacionais de energia eólica em áreas costeiras. Confira abaixo mais informações a respeito dos investimentos do Rio Grande do Sul no setor de energia renovável.
Rio Grande do Sul aparece em 1º lugar em ranking de energia renovável
Atualmente, o Rio Grande do Sul se encontra em uma posição avançada no setor: 83% de toda a energia gerada no estado é de origem renovável, incluindo 1.836 megawatts (MW) gerados em 80 parques eólicos em nove municípios. Além de ser o estado com maior número de projetos de energia eólica, o RS também é o quinto lugar em capacidade já instalada da modalidade.
Em fala durante o Wind of Change, Eduardo Leite afirmou que a energia eólica representa uma oportunidade tanto para sustentabilidade quanto para desenvolvimento econômico.
“O Rio Grande do Sul é destacado na sua oportunidade de geração de energia renovável, especialmente a eólica, pelos bons ventos que temos para os investimentos dentro do continente. E também para o offshore, que são as torres de geração de energia no oceano, em que o nosso Estado se revela especialmente competitivo pelo que temos de demanda interna e pela proximidade com a região Sudeste, onde há grande consumo, o que diminui os custos de transmissão”, afirma o governador.
De acordo com Leite, o governo agora trabalha para acelerar o licenciamento dos projetos em andamento. Caso todos sejam concluídos, o RS contará com 3,2 mil quilômetros a mais de linhas de transmissão de energia eólica.
Imagem: Gustavo Mansur / Secom