Neve em Abril: Saiba quais vezes isso já aconteceu anteriormente
Em Bom Jardim da Serra, no Planalto Sul Catarinense, um fenômeno incomum aconteceu a noite desta terça-feira (19). O local que recebe muita umidade do oceano e que está a mais de mil metros de altitude recebeu neve.
A precipitação mista (chuva e neve) também foi registrada em no município de São Joaquim e no distrito de Cruzeiro, ainda em Santa Catarina.
Como registrada por moradores em vídeos, as pancadas de neve logo causaram grande acúmulo sobre as superfícies.
Evento raro
Até o mês de abril, quarto do ano, três eventos com presença de neve foram documentados na região Sul. Na história da região, os últimos registros são de 1999 e 2016.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) confirmou à MetSul que não há outro registro semelhante anterior à essas datas nas história do país.
Ainda de acordo com a Metsul, a neve ocorrida em 1999 possuiu o mesmo padrão sinótico para a formação dos flocos que o evento de agora em abril de 2023.
Após consultar a Defesa Civil, a reportagem do UOL explicou que: “A queda de temperaturas no estado ocorreu devido à combinação de uma massa de ar polar com a atuação de um ciclone em alto-mar, que traz umidade do oceano para o continente”.
Porém, em abril de 1999, a massa de ar frio era superior em força à constatada nesse ano. Além disso, vinha acompanha de um ciclone intenso no Atlântico Sul.
Imagens captadas pelo então satélite meteorológico GOES-8 da manhã do dia 17 de abril de 1999 evidenciaram o ciclone extratropical próximo ao Leste uruguaio. Acompanhada da chuva de neve, a costa gaúcha enfrentou forte ressaca e uma tempestade intensiva.
O evento de 2016 também aconteceu no município de São Joaquim e na já conhecida mais fria cidade do país, Urupema (SC). As ressacas marítimas se repetiram nesse ano e se estendeu ao litoral paulista.