Cidades do Sul dominam Ranking de mais frias do Brasil; confira

Segundo dados do Anuário Climático do Brasil, divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a temperatura média anual do território brasileiro é de aproximadamente 24°C.

O nosso clima tropical não impede que temperaturas muito mais baixas ou muito altas sejam encontradas ao longo do território.

Com o inverno já batendo na porta e puxando os termômetros para baixo, confira o ranking das cidades que fazem os queixos tremerem durante a estação.

Ranking de cidades mais frias

10 – São Bento do Sul, SC

As belezas naturais preservadas e a arquitetura com forte influência europeia são marcas registradas dos locais. Geadas acontecem frequentemente no local, mas o frio do inverno atrai turistas do país todo.

9 – Campos do Jordão, SP

Pela sua arquitetura e atrativos em comum, a “Suíça brasileira” é a cidade mais fria do estado de São Paulo. Durante as madrugadas dos meses de inverno a temperatura pode chegar a 2ºC.

8 – Camanducaia, MG

Toda a cidade já registra baixíssimas temperaturas, mas é em seu distrito de Monte Verde onde o frio é de bater o queixo. A 1500 metros de altitude, é atrativo obrigatório aos visitantes da Serra da Mantiqueira.

7 – Inácio Martins, PR

Possui a maior altitude do estado do Paraná, localizando-se no topo da Serra da Esperança. Em 2013, os termômetros chegaram a marcar -4,5ºC onde a média já era de baixos 10ºC.

6 – São Gabriel, RS

Com média de 8ºC, o inverno pode fazer os termômetros caírem a números negativos. Com atrações esbanjando a vitalidade da cultura gaúcha, não há comer deixar de conhecer.

5 – Urubici, SC

Situada no no Vale do Rio Canoas e no topo da serra catarinense, é conhecida como a “Terra das Hortaliças”. Abriga o que é considerado hoje o local mais frio do Brasil.

4 – São Joaquim , SC

Conhecida nacionalmente pelas baixas temperaturas e pelos frequentes registros de neve, chegou a marcar -2,7ºC em 2018. Capital Nacional da Maçã, ainda possui as suas vinícolas e pomares diversos por seu território.

3 – São José dos Ausentes, RS

Monte Negro, o pico mais alto do Estado do Rio Grande do Sul está localizado nesta cidade que possui um dos climas mais frios do país. Na trinca de meses fortes do inverno, pode marcar -4ºC.

2 – Bom Jardim da Serra, SC

Na Serra do Rio do Rastro, a cidade é cartão-postal do estado. Com o Cânion do Ronda e seus mais de 1400 metros de altitude, abriga mais de três dezenas de cachoeiras e pode ficar coberta de neve no inverno.

1 – Urupema, SC

A campeã do ranking está anualmente no noticiário nacional com seus termômetro surpreendentes. Seu mês mais quente do ano é fevereiro, com temperatura média de 18CºC. No acumulado do ano, a cidade com 1.425 metros de altitude é recorrente nos registros de neve.

Sistema de calefação

O tradicional sistema de aquecimento domiciliar é incomum no Brasil mesmo nas cidades de clima predominantemente frio. Veja aqui o porquê do seu baixo uso em residências e comércios nacionais e entenda seu funcionamento.