Rio Grande do Sul já teve apenas 4 municípios; saiba quais são
Atualmente, o Rio Grande do Sul possui 493 cidades, repletas de cidadãos, comércios e escolas. Entretanto, essa nem sempre foi a realidade. Em 1809, ano da primeira divisão administrativa, existiam apenas quatro municípios: Rio Pardo, Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha e Porto Alegre.
Desde 2 de abril de 2018, é possível conhecer melhor a história das cidades do RS, por meio do livro Genealogia dos Municípios do Rio Grande do Sul 1809-2018, que foi lançado pelo ex-governador José Ivo Sartori, no Palácio Piratini.
Em 2015 técnicos do Departamento de Planejamento da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) deram início ao projeto, procurando informações por meio de materiais históricos, que podem explicar como o estado passou a ter 497 municípios.
O livro tem apenas 59 páginas com conteúdo didático e linguagem acessível para todos os públicos. Em algumas folhas, os leitores podem visualizar ilustrações e mapas históricos, além de um diagrama para consultar a data de origem e a árvore genealógica de cada cidade.
A história dos municípios do Rio Grande do Sul
De acordo com Sartori o livro é de extrema importância para a história do RS. “Aquilo que não é conhecido não é lembrado. A história é fundamental para todas as gerações. Ainda mais no RS, que só perde pra São Paulo e Minas Gerais em número de municípios. Muitos tiveram que lutar para virar município. E eu digo que isso é patriotismo: gostar do local onde a gente mora e batalhar por ele. Este livro materializa o orgulho dos nossos antepassados”.
O primeiro exemplar do livro foi entregue a Hadair Ferrari, prefeito de Pinto Bandeira, que é o último município a se emancipar definitivamente em 2013. “Pinto Bandeira tem muito orgulho de estar aqui como o município mais novo. Saímos de Bento Gonçalves e somos cerca de três mil habitantes com muita força. A união é o nosso lema lá”, disse o prefeito.