Escola do Chimarrão: conheça local que partilha cultura do RS com turistas
Nestas segunda-feira (24), Dia do Chimarrão, nada melhor do que partilhar um pouco da cultura gaúcha, contando sobre a história e os projetos da Escola do Chimarrão, fundada há 25 anos por Rejane Rüdiger Pastore.
De acordo com a reportagem do Correio do Povo, a Escola do Chimarrão recebe entre 60 a 80 turistas por mês para uma aula de informação e preparo da bebida tão querida no Rio Grande do Sul.
“Quando fui sócia da empresa de erva-mate do meu pai percebi que no setor ervateiro explorava pouco a cultura que envolve o chimarrão, como divulgar as propriedades medicinais que a bebida tem”, diz Rejane, que desde 1998 tem passado um pouco de conhecimento sobre a bebida para diversas pessoas, principalmente crianças e jovens.
Por meio do projeto “Mateando nas escolas”, Rejane ensina aos estudantes sobre a importância e o preparo da bebida. “A criança se sente empoderada quando vê que ela tem a sua cuia a sua bomba. Ela fica feliz porque sente sua autoestima valorizada. E isso nós entendemos que é cidadania”.
Rejane teve ajuda da família de Liliane e Beatriz, suas amigas, e ao perceber que esse projeto tomou proporções imensas, disse “olha, nós temos que criar uma logomarca né?”.
Saiba como conseguir assistir aulas na Escola do Chimarrão
Além de 36 formas diferentes de preparar o chimarrão, as aulas da Escola do Chimarrão também mostram como a bebida pode ser benéfica para a saúde. Os alunos também aprendem sobre produtos e receitas à base de erva-mate.
Aqueles que desejarem visitar a Escola do Chimarrão e aprender um pouco sobre essa bebida típica, devem agendar um horário. Para adquirir mais informações sobre visitas, é preciso acessar o site da escola, neste link, ou entrar em contato pelo número (51) 99214-6562 e pelos e-mails [email protected] e [email protected]