Porto Alegre registra número assustador de acidentes durante feriado
Uma cidade do Rio Grande do Sul apresentou um altíssimo número de acidentes durante o feriadão da última sexta-feira (21) até domingo (23). Conforme divulgado pela prefeitura, Porto Alegre teve 96 acidentes de trânsitos durante os três dias.
A informação é da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMMU), por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Entre os casos, ocorreram dois óbitos, ambos em acidentes de motocicletas. Confira abaixo mais informações sobre os dados.
Acidentes em Porto Alegre deixam dois mortos e diversos feridos
Entre as 18h da quinta-feira (20) até a manhã da segunda-feira (24), os agentes da EPTC realizaram fiscalização através da Operação Tiradentes. Durante o período, foram contabilizados 48 acidentes com feridos, incluindo seis atropelamentos.
As demais 48 ocorrências deixaram apenas danos materiais. Foram fiscalizados mais de 9 mil veículos em 29 operações para coibir o excesso de velocidade. Nestes casos, foram registradas motocicletas em velocidade de até 133 km/h, e automóveis a até 128 km/h, em vias com limite de 60 km/h. Cerca de 11,4% de todos os 9.492 veículos fiscalizados cometeram algum tipo de irregularidade.
O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, declarou que os condutores devem ficar atentos á segurança viária. Confira:
“Reforçamos as ações de educação, fiscalização e engenharia para prevenir estas ocorrências, mas é essencial a conscientização de toda a população. Os condutores devem ser mais cautelosos quanto à segurança viária, para perceber os riscos e assim reduzir o número de vidas perdidas nas vias da Capital”, afirmou o secretário.
Segundo informações do Programa Vida no Trânsito, da Prefeitura de Porto Alegre, os principais fatores ligados às mortes em acidentes na capital são: dirigir sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) regularizada, excesso de velocidade e consumo de bebida alcoólica.
Imagem: Cesar Lopes / Prefeitura Municipal de Porto Alegre