Funcionários de empresa de coleta de lixo são presos por desvio de combustível no RS

Nesta terça-feira (26), quatro funcionários de uma companhia de lixo foram presos por desvio de combustível. O caso aconteceu em Caxias do Sul, com quatro empregados da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca).

De acordo com a investigação da Polícia Civil, os homens desviavam mais de 100 litros por dia e revendiam para terceiros. Eles foram presos em flagrante e responderão por peculato, receptação e associação criminosa. Confira abaixo mais informações a respeito do caso.

Funcionários de empresa presos por desvio de combustível

A Codeca é responsável por diversas funções em Caxias do Sul, incluindo limpeza das ruas, coleta de lixo, obras, entre outros. Os funcionários estavam roubando o combustível usado para alimentar os veículos da empresa.

Os suspeitos, de 22, 36, 43 e 44 anos, começaram a ser investigados há um cerca de um mês. Seus nomes não foram divulgados. A prisão foi realizada pelos agentes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), da Polícia Civil.

Em entrevista à RBS TV, o delegado Luciano Pereira, da Draco, explicou as funções de cada um dos integrantes da organização.

“Foram presos os funcionários que faziam o desvio do combustível e os receptadores, ou seja, o que fazia a busca do combustível e que repassava a outras pessoas e um que era o receptador final”, afirma o delegado.

Ele explica que os funcionários desviavam cerca de 180 litros por dia. Durante o mês de observação, eles causaram um prejuízo de R$ 52 mil em 3,6 mil litros desviados.

Em um vídeo gravado durante a investigação, é possível entender a atuação dos criminosos: Nas imagens, os homens levam um caminhão de combustível da empresa até um veículo do bairro, onde substituem galões vazios no porta-malas do carro por recipientes cheios, de dentro do caminhão.

Imagem: Reprodução / Polícia Civil