Cidade gaúcha anuncia ótima notícia para estudantes com deficiência

Uma cidade do Rio Grande do Sul anunciou uma nova ação de apoio para estudantes com deficiência visual. A Prefeitura Municipal de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Educação, estará disponibilizando um óculos especial para leitura para os alunos matriculados na rede estadual.

Os óculos são equipados com tecnologia israelense, capaz de transformar textos de qualquer superfície em áudio. O equipamento também identifica cédulas de dinheiro, rostos e produtos. Confira abaixo mais informações.

Porto Alegre disponibiliza óculos para estudantes com deficiência

Os óculos foram distribuídos nesta quarta-feira (26), às 11h30, no Paço Municipal de Porto Alegre. 46 alunos e 10 professores receberam os equipamentos. Ao todo, a prefeitura investiu cerca de R$ 1 milhão.

A Secretária de Educação, Sônia Rosa, falou a respeito da nova medida. Ela espera que os óculos tragam mais autonomia para todos os alunos beneficiados. Confira:

“Esta é mais uma entrega que prova como a inovação é um fator essencial para a educação. Um recurso tecnológico que irá contribuir para a equidade e para a inclusão social de dezenas de alunos, que terão mais autonomia e oportunidades”, afirma a secretária de Educação.

Os óculos funcionam com uma câmera, acoplada à armação: através das imagens, o dispositivo é capaz de escanear e transformar os textos em áudio. Há três linguagens suportadas: inglês, português e espanhol.

Em junho de 2022, outra cidade do Rio Grande do Sul recebeu os óculos: em Gravataí, 24 estudantes com deficiência visual foram beneficiados com os dispositivos. O investimento da prefeitura foi superior a R$ 400 mil.

Um dos estudantes de Gravataí falou sobre a experiência de usar o equipamento. “Por enquanto, a parte que achei mais legal é colocar os rostos para a identificação e também a leitura dos produtos”, afirmou. Ele diz que usou o óculos para ler livros, e que pretende ler mais. “Quero ler mais alguns [livros]. Tenho uns 30 livros em casa”.

Imagem: Pedro Piegas / PMPA